• Matéria: Português
  • Autor: andreluissilva240820
  • Perguntado 6 anos atrás

3 — (IFSULDEMINAS-2011) Quarto de despejo, de Carolina Maria de Jesus, tem como traço recorrente, EXCETO: a) denúncia contra o racismo b) crítica ao descaso do governo com a favela c) linguagem padrão d) repetição da rotina da autora 12 4 — (UNIMONTES-2014) Sobre o livro Quarto de despejo, de Carolina Maria de Jesus, todas as afirmativas abaixo estão corretas, EXCETO: a) A autora — mulher, negra, mãe solteira — assinala a sua escrita com a consciência do que é estar no “quarto de despejo” da grande cidade de São Paulo. b) O ato cotidiano de recolher resíduos da sociedade paulistana é uma evasão de uma mulher que se sente marginalizada. c) O diário Quarto de despejo é constituído de fragmentos de vida reunidos em cadernos encontrados nas ruas. d) Os relatos diários são marcados por um olhar de denúncias e pela descrição da rotina marginal de sua autora. 5 — Através de sua obra, Carolina denuncia os problemas comuns enfrentados pela população, o preconceito, as injustiças contra as mulheres e negros. Apesar de ser uma obra publicada em 1960, ainda hoje, as desigualdades sociais ignoram uma grande parte da população. Veja a imagem a seguir e escreva uma carta para Carolina. Faça uma reflexão sobre o texto Quarto de Despejo e a imagem abaixo.

Respostas

respondido por: bel058
39

Resposta:

3_c)linguagem padrão

4_b)o ato cotidiano de recolher resíduos...

respondido por: larissamagrani
3

No trecho escrito pela autora Carolina Maria de Jesus, pode-se verificar que as alternativas incorretas são: 3-C, 4-C.

5. Carolina Maria de Jesus, escritora, poetisa e compositora brasileira, tendo o seu diário "Quarto de Despejo: Diário de uma Favelada", publicado em 1960, a obra mais famosa e reconhecida da sua carreira artística. Além disso, foi umas das primeiras mulheres pretas a serem lidas e consideradas autoras pela sociedade brasileira.  

Em seu diário, Carolina, com uma escrita simples e rotineira, narra a sua trajetória pobre na cidade de São Paulo. Ela, empregada e catadora de latinhas, trabalhava o dia todo para poder sustentar seus filhos em meio a uma vida de injustiças e violência.

Carolina denunciava a pobreza e a desigualdade que assolam o Brasil e escreve de modo direto as suas dificuldades, relatava a fome, a pedofilia, a revolta com o mundo, a miséria, a vida nas favelas e vários outros assuntos de extrema importância.

Link: brainly.com.br/tarefa/24235179

Anexos:
Perguntas similares