Respostas
O Departamento de Controle de Poluição do governo anunciou que os níveis de poluição subiram na segunda-feira em algumas áreas para 95 microgramas por metro cúbico de material particulado de 2,5 mícron (PM 2,5).
Como o nível máximo considerado seguro pelo governo é 50, o valor calculado foi classificado como "muito prejudicial à saúde".
Pralong Damrongthai, diretor do Departamento de Controle de Poluição, em um comunicado, explicou que a crise de poluição de Bangkok é o resultado do ar estático e da quantidade excessiva de poeira ultrafina proveniente das emissões de veículos e outras atividades.
Por outro lado, alegou-se que a principal causa da poluição do ar são os resíduos das culturas nos subúrbios de Bangkok.
O PM 2.5 é pequeno o suficiente para penetrar profundamente nos pulmões, o que pode causar sérios problemas de saúde a longo prazo.
Uma pesquisa do Instituto Nacional de Administração de Desenvolvimento publicada no domingo mostra que 81% dos 1.256 residentes locais pesquisados concordam que o governo foi ineficaz na solução do problema.
Apenas 2,7% dos entrevistados aprovaram os esforços do governo.