• Matéria: Filosofia
  • Autor: CAMILAFERREIRAS0610
  • Perguntado 6 anos atrás

1 — Quando buscamos o termo OSTENTAÇÃO no dicionário, encontramos que significa a Exaltação dos bens materiais. Expressando a riqueza e o luxo. No popular, é o “Contar vantagem” buscando reconhecimento dos outros para si. Nestas últimas décadas, com o auge das redes sociais, esta prática tem sido frequente e muitas vezes expressa o ter e esquece o ser. Fazendo um paralelo com o Mito da Caverna, faça uma análise desta prática e apresente os benefícios e/ou malefícios desta cultura na vida do indivíduo. POR FAVOR URGENTE.

Respostas

respondido por: viniciusrm19
457

A parábola do Mito da Caverna, de Platão, está relacionada a indivíduos que buscaram conhecimento "fora da caverna" e trouxeram informações e relatos para aqueles que ainda habitavam a caverna, a fim de compartilhar conhecimento e experiências.

Já o conceito de Ostentação, se mostra como uma forma de inflar o próprio ego, a partir de demonstrações exorbitantes das próprias posses, de uma forma geral.

respondido por: gabsandrade7
81

Resposta:

Como no mito da caverna as pessoas estão presas aos seus egos, esqueceram do ser e focaram em alimentar uma imagem ilusória que fazem de si e que procura se fortalecer e ser reconhecida pelas outras pessoas.

Essa cultura faz com que as pessoas vivam em ilusão, esquecendo do próprio ser para viver uma vida baseada no julgamento que os outros fazem de si, e da mesma forma, julgando os outros pela visão cultural estabelecida. Estão entregues a este modelo, que faz com que elas se sintam mal quando não são reconhecidas, e bem quando pensam que os outros a valorizam. Com isso ficam desprovidas de valor próprio e completamente dependente do olhar do outro.

Explicação:


camposdiego101: Tá muito longo não gostei nota 0,5
Perguntas similares