Respostas
Resposta:
A resposta correta seria a letra D: A adoção de novas tecnologias na agropecuária não alterou o espaço geográfico do Brasil.
Explicação: Os estudos sobre a inovação tecnológica na agricultura, especialmente os realizados no Brasil desde a década de 1960, vêm refletindo as profundas mudanças ocorridas no setor: da estagnação aos elevados ganhos de produtividade. De acordo com Melo (1983), havia o debate que preconizava a melhoria da infraestrutura de importação de grãos (trigo, principalmente) para fazer frente ao grave problema de abastecimento que se delineava, caso inimaginável com o progresso alcançado pela agricultura brasileira no período mais recente. Este progresso pode ser verificado pelo crescimento da produtividade total dos fatores, notadamente após a década de 1970 e com sua intensificação nos anos 90 em diante (GASQUES et al., 2010; 2012).
Tratando-se especificamente da questão tecnológica, há uma interessante literatura que reflete a realidade da transformação agrícola dos anos 60 e 70. O modelo proposto por Schultz (1964) apontava para as vantagens da modernização da agricultura, o que Vieira Filho (2009) chamou de tecnologia embarcada guiada pela indústria fornecedora de insumos modernos. Porém, para o caso brasileiro em particular, as pesquisas procuravam explicar as dificuldades de se aplicar e interpretar essa abordagem, já que o crescimento da produção era visto como dependente do conteúdo tecnológico cristalizado nos insumos, que eram em grande parte importados do mercado externo. Com a criação da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), em 1973, o problema se desloca para a adequação da política tecnológica à dotação de fatores do País, assumindo importância o modelo da inovação induzida, o qual foi popularizado por Hayami e Ruttan (1988) e formalizado nos trabalhos de Binswanger (1974a; 1974b).