Existem dois jeitos para que a informação seja criptografada quando sai e descriptografada quando chega no destino quais são? Qual a diferença?
Respostas
Resposta:
Explicação:
Existem dois métodos de criptografia: criptografia simétrica e assimétrica. Criptografia simétrica, também conhecida como criptografia de chave secreta, diz respeito ao remetente e o destinatário, sendo que a mesma chave é usada para criptografar e decodificar uma mensagem. A criptografia assimétrica, ou criptografia de chave pública usa o que é chamado de um ‘par de chaves’ – uma chave pública para criptografar a mensagem e uma chave privada para decodificá-la.
a simétrica ou criptografia de chave secreta ou privada — que utiliza a mesma chave para cifrar e decifrar a mensagem. Ou seja, emissor e receptor da mensagem compartilham essa chave;
e a assimétrica, também conhecida como criptografia de ponta a ponta ou de chave pública — que utiliza chaves diferentes e complementares para cifrar e decifrar a mensagem, fazendo com que o compartilhamento não seja necessário.
EXEMPLOS
Por exemplo, se Alice enviar a Bob uma mensagem protegida por encriptação simétrica, ela precisará compartilhar com Bob a mesma chave que usou para encriptar, de modo que ele possa desencriptar a mensagem. Isso significa que se um agente malicioso interceptar a chave, ele terá acesso à mensagem encriptada.
No entanto, se Alice usar um sistema assimétrico, ela irá encriptar a mensagem com a chave pública de Bob, para que Bob possa decodificá-la com sua chave privada. Assim, a encriptação assimétrica oferece um maior nível de segurança, pois, mesmo que ocorra a interceptação das mensagens e encontrem a chave pública, não poderão desencriptar a mensagem.