As associações de roldanas ou polias, são importantes artefatos que auxiliam a realização de diversas tarefas, principalmente na construção civil. A figura 1 representa uma situação donde uma caixa de ferramentas de peso 48 N deve ser erguida até determinada altura, para isto, o trabalhador dispõe de um conjunto de polias sendo uma fixa e uma móvel. O módulo da força F que a pessoa deve fazer para içar o bloco deve ser de: *
1 ponto

Figura 1
a) 12N.
b) 24N.
c) 48N.
d) 96N.
2) Está relacionado(a) diretamente à Lei da inércia, *
1 ponto
a) a aceleração desenvolvida por um corpo ao receber uma força externa diferente de zero.
b) o fato de um barco a remo ir para frente quando o remo joga água para trás.
c) o peso de um objeto na Lua ser menor que seu peso na Terra.
d) uso obrigatório do cinto de segurança.
Respostas
Resposta:
1) B) 24N
2) D) Uso obrigatório do cinto de segurança.
Explicação:
1) A associação de polias, bastante utilizada na construção civil, auxilia os trabalhadores no levantamento de pesos em construções verticais. A polia fixa inverte o sentido de aplicação da força para a realização da tarefa, já a polia móvel diminui o esforço que deve ser feito pela metade, como o peso da caixa é de 48 N, a força que deve ser aplicada pelo trabalhador é de 24 N. (gabarito b)
2) A Lei da inércia diz que um corpo em movimento permanece em movimento e um corpo em repouso permanece em repouso, assim, em uma desaceleração brusca, as pessoas do interior de um veículo, continuam os seus movimentos, impactando violentamente contra o para-brisas ou outras partes do interior do carro. O cinto de segurança serve para conter este movimento. (Gabarito d)
1 - b) 24N
explicação
A associação de polias, bastante utilizada na construção civil, auxilia os trabalhadores no levantamento de pesos em construções verticais. A polia fixa inverte o sentido de aplicação da força para a realização da tarefa, já a polia móvel diminui o esforço que deve ser feito pela metade, como o peso da caixa é de 48 N, a força que deve ser aplicada pelo trabalhador é de 24 N.
2 - d) uso obrigatório do cinto de segurança.
explicação
A Lei da inércia diz que um corpo em movimento permanece em movimento e um corpo em repouso permanece em repouso, assim, em uma desaceleração brusca, as pessoas do interior de um veículo, continuam os seus movimentos, impactando violentamente contra o para-brisas ou outras partes do interior do carro. O cinto de segurança serve para conter este movimento.