A partir de 1969, o curso de Pedagogia passa a ter um caráter de formação técnica, em que caberia ao futuro profissional apropriar-se de métodos e técnicas que deveriam ser, posteriormente, aplicadas em âmbito escolar. A esta formação denominamos tecnicista, uma vez que a ênfase do processo de ensino-aprendizagem é dada aos recursos e a forma de manipulá-los. Quanto a esta fase do desenvolvimento da Pedagogia no Brasil, é correto afirmar:
I. Tanto Lei n° 5.540/1968, denominada de Lei da Reforma Universitária, quanto a Lei n° 5.692/1971, que reformou a educação como um todo, possuíam caráter autoritário.
II. A tendência tecnicista deixou de existir a partir de 1983.
III. Eram habilitações do curso de Pedagogia à Administração Escolar e à Inspeção Escolar.
IV. As funções de Supervisão Escolar e de Orientação Educacional não necessitavam de concursos públicos para o ingresso.
Assinale as afirmações CORRETAS:
a) Apenas as alternativas I e II estão corretas.
b) Apenas as alternativas I e III estão corretas.
c) Apenas as alternativas I, II e III estão corretas.
d) Apenas a alternativa IV está correta.
e) As alternativas I, II, III, e IV estão corretas.
Respostas
Resposta:
b) Apenas as alternativas I e III estão corretas.
Explicação:
sendo as duas leis aprovadas pelo governo militar, tinham o caráter eminentemente autoritário, em que o curso de pedagogia e suas habilitações desenvolvem-se segundo técnicas de organização de ensino que deveriam ser posteriormente aplicadas nas escolas, caracterizando assim a tendência tecnicista, a qual ainda se mantém presente nas instituições educativas. As habilitações que compunham o curso em: administração escolar, inspeção escolar, orientação educacional, supervisão escolar, sendo que também habilitava para o exercício da docência nos cursos de habilitação magistério no 2º Grau. O ingresso nos sistemas públicos se davam por meio de concursos públicos.
Resposta:
Apenas I e III estão corretas.
Explicação:
Pode confiar.