Leia o fragmento de texto sobre a Questão Iconoclasta ocorrida no Império Bizantino. [...] a Questão Iconoclasta, isto é, uma disputa religiosa que se estabeleceu sobre as imagens (ícones) religiosas, estátuas e gravuras do Cristo, da Virgem e dos Santos. O iconoclasmo (que quer dizer “destruição dos ícones”) foi iniciado pelo imperador Leão III Isauriano, em 726, preocupado com o exagero do culto às imagens. [...] a decisão do imperador Leão III pode também ter sido motivada pela preocupação com o crescente poder dos monges: os mosteiros guardavam relíquias religiosas, e os monges produziam ícones para comercialização. [...] Houve uma forte reação popular quando as imagens começaram a ser destruídas, desembocando numa guerra civil que abalou o Império por vários anos. BELTRÃO, Cláudia. O mundo bizantino. São Paulo: FTD, 2000, p. 44. De acordo com o fragmento de texto e seus estudos, assinale as alternativas corretas:
1 A Questão Iconoclasta estendeu-se a diferentes segmentos sociais, sendo eles, político, religioso e à população em geral.
2 A atitude do imperador Leão III tinha como objetivo consolidar o poder do governante, tendo em vista, a crescente influência dos monges.
4 A população não aceitou a atitude do imperador em mandar destruir as imagens religiosas do Império, o que provocou um descontentamento popular.
8 A comercialização dos ícones religiosos era uma prática considerada herege no Império Bizantino, dessa forma, cabia ao imperador punir os monges por esse comércio.
16 A Questão Iconoclasta envolveu representantes do clero e o imperador, que defendiam a utilização de ícones e a comercialização dos mesmos. Some os números das alternativas condizentes com o enunciado e digite o valor no campo. Termos de uso Política de privacidade Sobre
Respostas
respondido por:
10
Resposta:
1+2+4=7
Explicação:
respondido por:
7
Resposta: 1 + 2 + 4 = 7
Explicação: Conferido pelo positivo ON . . .
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás