• Matéria: Ed. Moral
  • Autor: Anônimo
  • Perguntado 6 anos atrás

Pergunta 1 Quando utilizou, de forma crítica, o conceito de “educação bancária”, o educador Paulo Freire estava se referindo: à recusa da dimensão vocacional do ensino escolar. a uma educação tecnicista, alienante e descolada da realidade. a uma educação baseada na valorização monetária da educação. à necessidade por uma educação que combatesse o enriquecimento dos bancos. à ênfase no ensino de Matemática em vez das linguagens e artes. Sinalizar esta pergunta Pergunta 2 Sobre o pensador da educação brasileira Anísio Teixeira, é correto afirmar que: Foi professor em todos os níveis e fundador do ensino profissionalizante no Brasil, por meio das escolas técnicas. Criou o conceito de alfabetização solidária, em que a aprendizagem se dá a partir do contexto do aluno. Foi um dos signatários do Manifesto da Escola Nova, que estabelecia a universalização da escola pública, laica e gratuita. Na obra “Educação não é privilégio” defendeu que o ensino se estendesse aos estrangeiros e imigrantes. Foi relator da LDB de 1996, na qual pode expressar sua defesa à educação pública e acessível. Sinalizar esta pergunta Pergunta 3 Na obra indicada como texto-base (Pedagogia da autonomia - Ensinar não é transferir conhecimento, cap. 2), encontramos tópicos que Paulo Freire considerava essenciais para a prática docente. Assinale a alternativa que contém 3 tópicos corretos: Ensinar exige bom senso, alegria e esperança, e curiosidade. Ensinar exige diploma, disciplina e autoridade. Ensinar exige diploma, alegria e esperança, e bom senso. Ensinar exige curiosidade, disciplina e autoridade. Ensinar exige bom senso, cautela e autoridade. Sinalizar esta pergunta Pergunta 4 Quando consideramos a pedagogia histórico-crítica, assim definida pelo educador Demerval Saviani, é possível afirmar que: a pedagogia dialética é uma etapa posterior à pedagogia histórico-crítica que, desse modo, é aperfeiçoada. essa pedagogia segue as propostas da educação tradicional e da educação nova ao recusar a educação como mera reprodutora do conhecimento dominante. a escola não deve ensinar os conhecimentos científicos que a humanidade criou ao longo do tempo, o que seria opressão. essa pedagogia recusa o materialismo histórico-dialético por não considerar que a sociedade é historicamente moldada. a escola reproduz as diferenças sociais e, assim, há limites para as transformações que a educação pode trazer à sociedade. Sinalizar esta pergunta Pergunta 5 O educador Paulo Freire afirmou, em A importância do ato de ler: “a leitura do mundo precede a leitura da palavra, daí que a posterior leitura desta não possa prescindir da continuidade da leitura”. O método Paulo Freire de Alfabetização: foi concebido para a alfabetização de adultos na realidade brasileira, não tendo validade internacional. nasceu da experiência do Paulo Freire com comunidades carentes no Rio Grande do Norte. está baseado em profundas discussões teóricas e apenas após a morte de seu autor foi aplicado com sucesso. tem como princípio o encontro de sílabas e letras permitindo ao aluno desvendar o mundo que o cerca. tem como princípio a aproximação do aluno ao conteúdo pela utilização de palavras conhecidas.

Respostas

respondido por: Rafa1788
68

Resposta: UNIVESP 09/2020

QUESTÃO 1: a uma educação tecnicista, alienante e descolada da realidade.

QUESTÃO 2: Foi um dos signatários do Manifesto da Escola Nova, que estabelecia a universalização da escola pública, laica e  gratuita.

QUESTÃO 3: Ensinar exige bom senso, alegria e esperança, e curiosidade.

QUESTÃO 4: a escola reproduz as diferenças sociais e, assim, há limites para as transformações que a educação pode trazer à  sociedade.

QUESTÃO 5: tem como princípio a aproximação do aluno ao conteúdo pela utilização de palavras conhecidas.

Explicação:

NOTA 10!

CONFIA NO PAI!


Anônimo: Irmão, obrigado. Valeu, mesmo!
thiago98312: obrigado!
respondido por: mvdac
0

1) À uma educação tecnicista, alienante e descolada da realidade (Letra B).

O conceito de "Educação bancária" de Paulo Freire refere-se a uma educação na qual estipula-se o educador como detentor de todo o conhecimento e o educando como alguém que nada sabe. Desse modo, o educador depositaria seu conhecimento no educando.

Nesse modelo educacional há uma educação descolada da realidade e tecnicista. Além disso há um processo de alienação, visto que o educando somente recebe e armazena informações, não estimulando sua criatividade ou criticidade.

2) Foi um dos signatários do Manifesto da Escola Nova, que estabelecia a universalização da escola pública, laica e gratuita (Letra C).

Anísio Spínola Teixeira foi um educador, jurista e escritor brasileiro, considerado o criador do sistema público de educação do país.

Foi um dos signatários do Manifesto dos Pioneiros da Escola Nova, em 1932, cujo objetivo era o oferecimento de um sistema educacional gratuito, laico e de qualidade. Nesse sentido, Anísio defendia a democratização do ensino e acreditava na transformação social proporcionada pela educação.

3) Ensinar exige bom senso, alegria e esperança, e curiosidade (Letra A).

Na obra "Pedagogia da autonomia" de Paulo Freire, capítulo 2, "Ensinar não é transferir conhecimento", encontramos os seguintes tópicos que Paulo Freire considerava essenciais para a prática docente:

  • Consciência do inacabamento;
  • Reconhecimento de ser condicionado;
  • Respeito à autonomia do ser do educando;
  • Bom senso;
  • Humildade, tolerância e luta em defesa dos direitos dos educadores;
  • Apreensão da realidade;
  • Alegria e esperança;
  • Convicção de que a mudança é possível;
  • Curiosidade.

Nota-se, portanto, a inexistência dos tópicos autoridade, disciplina, diploma e cautela, descartando portanto as alternativas B, C, D e E.

4) A escola reproduz as diferenças sociais e, assim, há limites para as transformações que a educação pode trazer à sociedade (Letra E).

Demerval Saviani criou a teoria da Pedagogia Histórico-Crítica que se diferencia de outras visões pois busca uma orientação pedagógica crítica e não reprodutivista.

Para Saviani, a escola é determinada socialmente e, sendo assim, reproduz as diferenças sociais. Nesse sentido, a classe dominante não tem interesse na transformação educacional, fazendo com haja uma limitação nas transformações sociais que a educação pode ocasionar.

5) Tem como princípio a aproximação do aluno ao conteúdo pela utilização de palavras conhecidas (Letra E).

O Método Paulo Freire de Alfabetização se baseia nas experiências de vida dos educandos, utilizando palavras que estejam presentes no dia a dia e na realidade dos alunos.

Este método possui três etapas: a investigação, a tematização e a problematização.

  • Investigação: busca-se compreender o meio em que o educando vive, para definir então as palavras e temas a serem abordados.
  • Tematização: busca-se associar palavras às situações cotidianas vivenciadas pelos educandos, buscando trazer significado ao aprendizado.
  • Problematização: busca-se estabelecer uma visão crítica do mundo, possibilitando uma transformação social.

Aprenda mais sobre Paulo Freire:

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Anexos:
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