• Matéria: Português
  • Autor: larissapunk
  • Perguntado 6 anos atrás

2) Um personagem desagradável vem
ocupando as precauções cotidianas dos brasileiros aedes eagypti o mosquito da dengue para muitos considerado "o mosquito do medo". e o temor que ele inspira não é gratuito,pois ele é também o transmissor das doenças chikungunya e zika de qual quer forma, o que nos cabe fazer é substituir o medo do mosquito pela prevenção contra ele. e as campanhas publicitárias estão ai para indicar como devemos agir."
compare as expressão " mosquito do medo " e " medo do mosquito ", e indique em qual das duas é possível considerar a existência de um caso de regência nominal. justifique sua indução: ​

Respostas

respondido por: cecelleborges022
6

Resposta:

"Mosquito do Medo" se refere a um mosquito que pode dar medo em alguma pessoa

"Medo do Mosquito" e alguém está com medo dele

Explicação:

respondido por: bellarminaa2
1

Olá! Bom dia.

  • Resposta:

Há um caso de regência nominal no segundo emprego, no qual é o substantivo abstrato “medo” que indica ação equivalente à do verbo temer e que “pede” a preposição “de” em seu complemento (“do mosquito” é um complemento nominal). Já no primeiro, a palavra exige “mosquito”, um substantivo concreto, não exige complemento, estando seguido de termo que o modifica (“do medo” é um adjunto adnominal).

  • Explicação:

Os substantivos que são estudados como regentes nos casos de regência nominal são sempre abstratos (caso de “medo”, no segundo emprego), nunca concretos (caso de “mosquito”, no primeiro uso).

Espero ter ajudado, tenham bons estudos!

Perguntas similares