05 - As ligações químicas ocorrem entre átomos dos elementos químicos, para que elas sejam formadas é necessário que
átomos se aproximem. Após essa aproximação, dependendo das características dos átomos, eles podem perder ou ganh
elétrons, ou ainda, compartilhar essas partículas. Os elétrons da camada mais externa da eletrosfera, a camada de valênc
são as responsáveis pela ligação química. Quais são os tipos de ligações químicas?
Respostas
Resposta:
Explicação:
As ligações químicas são as interações que ocorrem entre átomos para se tornarem uma molécula ou substância básica de um composto. Existem três tipos de ligações: covalentes, metálicas e iônicas. Os átomos buscam, ao realizar uma ligação química, estabilizar-se eletronicamente. Esse processo é explicado pela teoria do octeto, que dita que cada átomo, para alcançar estabilidade, precisa ter em sua camada de valência oito elétrons.
A busca por estabilidade eletrônica, que justifica a realização de ligações químicas entre os átomos, é explicada pela teoria do octeto. Proposta por Newton Lewis, essa teoria afirma que a interação atômica acontece para que cada elemento adquira a estabilidade de um gás nobre, ou seja, oito elétrons na camada de valência.
Para obter os oito elétrons na camada de valência como previsto na regra do octeto, os átomos estabelecem ligações entre si, que variam de acordo com a necessidade de doar, receber ou compartilhar elétrons e também com a natureza dos átomos ligantes.
Também conhecidas com ligações eletrovalentes ou heteropolares, acontecem entre metais e elementos muito eletronegativos (ametais e hidrogênio). Nesse tipo de ligação, os metais tendem a perder elétrons, transformando-se em cátions (íons positivos), e os ametais e o hidrogênio ganham elétrons, tornando-se ânions (íons negativos).
Resposta:
Ligação iônica ou eletrovalente
Ligação covalente ou molecular
Ligação covalente dativa ou coordenada
Ligação metálica
Ligação Iônica
Explicação: