Respostas
HEYYY AMIGO (A)!!!
Resposta:
Os cinco sentidos ajudam as crianças a descobrir o mundo a sua volta. No recém-nascido, o olfato, o paladar, a visão, a audição e o tato, se encontram em fase de amadurecimento, em diferentes níveis. Entender melhor o assunto ajuda os pais a oferecer os estímulos adequados, que podem contribuir para a ampliação das competências motoras, sociais e afetivas do bebê, e assim potencializar o seu desenvolvimento
O tato ou o sistema tátil é o primeiro dos sentidos a surgir, antes mesmo do nascimento. Com cinco semanas de gestação, por exemplo, o bebê já possui o nariz e o lábio sensíveis, e essa sensibilidade rapidamente se estende para as outras regiões do corpo.
O tato pode ser dividido em quatro tipos de habilidades sensoriais: a capacidade de sentir o toque, isto é, sentir quando a pele está em contato com outro ser ou objeto; a de sentir diferentes temperaturas; a de sentir dor; e noções de posição e movimento do próprio corpo. Todas essas sensações se iniciam na pele, onde estão localizados os receptores, que captam os estímulos e transmitem ao cérebro as regiões do corpo que estão sendo estimuladas. Isso torna o tato um dos sentidos essenciais não só para o desenvolvimento da sensibilidade ao toque, mas para a progressão do sistema cognitivo adequado de uma forma geral.
Contudo, os recém-nascidos não são capazes de perceber esses estímulos com a rapidez de um adulto, bem como não conseguem organizar e interpretar as sensações. Somente quando eles completam seis anos de idade é que conseguirão processar essas informações de forma adequada.
O tato é um importante meio de comunicação e formação do vínculo entre a criança e os pais. Acalmar ou despertar o bebê, por exemplo, por meio do toque, é um hábito corriqueiro mas que contribui para o desenvolvimento emocional da criança.
materno.
Os bebês têm preferência por sabores doces, que se assemelham ao sabor adocicado do leite materno, e provocam sensações prazerosas no corpo. Um estudo constatou que eles são capazes de reagir positiva ou negativamente para substâncias adocicadas ou amargas.
O momento em que o paladar mais se desenvolve, portanto, é durante a infância. Noções importantes como o que é ou não comestível são aprendidas gradualmente de acordo com a experiência própria e as orientações recebidas pelos pais e familiares próximos.
Explicação:
peguei de vários sites!!!! não precisa copiar tudo isso!!! porém leia e reflita a resposta está aqui!!!