Toda peça de teatro tem necessariamente um cenário? Quais elementos
podem ser utilizados na composição de um cenário?
Respostas
Resposta:
Toda peça de teatro tem necessariamente um cenário De certa forma sim, para o desenrolar da narrativa, uma vez que no cenário há objetos de interações e há aqueles que dão sentido ao âmbito da história: móveis, objetos de luz, pequenos objetos etc. Claro que, como o teatro abrange diversas formas criativas, pode ocorrer de ser realizado sem o cenário. Então não é uma regra.
Elementos do cenário
Uma vez pontuada a importância das imagens, podemos apresentar para você como toda esta história começou... A cenografia nasceu com a sociedade grega a qual criou um gênero específico, o teatro, como forma de contar histórias e representar sua cosmogonia. Exemplos clássicos são as tragédias gregas, narradas, contadas e reinterpretadas até os dias atuais. O termo cenário etimologicamente é proveniente da língua grega e remete à palavra “skenographia”, skené, cena e graphein, escrever, desenhar, pintar, colorir (Mantovani, 1993). É o arsenal concreto que cria um conjunto harmonioso para um contexto em uma cena. O estudo sobre os cenários são bastante densos e, em sua maioria, apresentam a vinculação destes com o momento histórico-artístico de determinada sociedade. É o caso do renascimento, romantismo, barroco, realismo entre outros. Em cada um desses marcos histórico o cenário ganhava características específicas, ora com mais ou menos elementos, mais ou menos iluminação. Entretanto, falar em cenografia atualmente é abarcar um campo de estudos vasto e que não é o foco desta unidade. A intenção aqui é que você saiba os instrumentais fundamentais para sua construção cenográfica!
A cenografia é um ramo de atuação técnico e artístico que visa o planejamento e desenvolvimento de instalação de cenários para múltiplos gêneros, teatrais, circenses, programas televisivos, cinemas, entre outros. Segundo Cardoso (2009) a cenografia é uma parte importante da cena, pois retrata o momento histórico (tempo - época que a cena está sendo contada), o local (espaço) e ainda é possível identificar a personalidade dos personagens envolvidos. Você pode elaborar um cenário que represente uma paisagem geográfica, uma paisagem social (praça pública, sala de aula, laboratório) ou ainda uma paisagem subjetiva, que demonstre o espaço da condição humana, alegrias, tristezas, sofrimentos, etc.
Os cenários não são apenas construídos fisicamente. Com as novas tecnologias é possível a elaboração de cenários virtuais, responsáveis por caracterizar e dar o arranjo do contexto da cena sem o custo de elementos concretos, espaço, iluminação etc. Ao planejar o seu vídeo, você poderá optar por escolher um cenário material ou um virtual, na dependência das suas condições e do seu objetivo. Se você optar pelo cenário físico é preciso que tenha a clareza dos elementos essenciais para sua confecção:
- Espaço físico com objetos que ilustrem a cena.
- Iluminação
- ÁudioPersonagens
Explicação:
Espero ter ajudado
desde plantas a sofás e outros objetos pesados e é tabem muito importante a iluminção