ME AJUDEM PRECISO DA RESPOSTA URGENTE POR FAVOR Explique a finalidade do Plano Marchall no final da 2° guerra mundial na Europa. Em 1943 e 1944 inicia a organização da BENELUX. Explique quais países iniciaram esse Bloco e quais eram os objetivos dessa organização. Após o sucesso da Benelux, temos a expansão desse bloco e surge a CECA. O que significa e quais países passaram a fazer parte do bloco? Por que podemos afirmar que a CECA integrou e superou as divergências entre os países que lideraram a 2° GM? Explique como se deu a formação da MCE. Qual foi o Tratado que estabelece o MCE? Quais países que passam a compor o novo Bloco? Quais objetivos são ampliados nesse novo acordo? O que fica estabelecido com o acordo do Tratado de Maastricht? Quais são os objetivos da União Europeia ? Explique as regras estabelecidas com o acordo de Schengen… O Reino Unido está deixando a União Europeia. Qual a diferença entre Reino Unido e Grã-Bretanha. Explique por que a União Europeia hoje é o bloco mais poderoso economicamente falando. Todos os países que integram a UE são igualmente bem desenvolvidos?Explique e dê exemplo. Explique a regionalização de centro e periferia entre os países da UE. Quais são consideradas os países potências na UE? Explique a desintegração da Iugoslávia...quantos países surgiram com esse processo de separação do país? Observe o gráfico das pág. 108 e 109. Indique os países que registraram desempenhos negativos na renda per capita. O que renda per capita? Como ela é calculada? Qual a diferença entre URSS e CEI? Quantos países formavam a URSS e quantos integram a CEI? A CEI também é um bloco econômico? Explique a afirmação: “ A Europa depende do gás natural russo”. Leia o texto complementar: Eurásia é o jogo. Explique resumidamente qual é o jogo que o texto se refere? Quais os interesses que estão nesse jogo? Pesquise uma notícia referente aos acontecimentos da região...como queda de aviões, fraudes nas eleições, envenenamento de candidatos adversários. Comente sua pesquisa.
Respostas
Resposta:
Plano Marshall, ou Plano de Recuperação Europeia, foi um programa de ajuda econômica dos EUA aos países da Europa Ocidental após a II Guerra Mundial. O objetivo do plano era reconstruir economicamente os países europeus ocidentais que foram destruídos ou que sofreram perdas com a ocorrência da guerra.
O Plano Marshall recebeu esse nome em homenagem a seu idealizador George Catlett Marshall, um general do exército estadunidense, e totalizou um aporte de 18 bilhões de dólares aos europeus, utilizados para a reconstrução de edificações e indústrias, importação de alimentos e mercadorias industrializadas, bem como no financiamento da agricultura.
Alguns órgãos foram criados para administrar os recursos financeiros, como a Administração de Cooperação Econômica, pelos EUA, e a Organização Europeia de Cooperação Econômica (OECD).
O Plano Marshall vigorou entre 1947 e 1951, sendo o principal motivo para o rápido arranque econômico dos países europeus. Os principais beneficiados foram a Inglaterra, a França e a Itália, entre os europeus, e os EUA, que conseguiram criar as instituições de fortalecimento da internacionalização dos capitais na segunda metade do século XX.
Outro objetivo do Plano Marshall era realizar uma propaganda maciça contra a URSS, estabilizar a situação política e social na Alemanha e conter o avanço do poder de partidos comunistas na França e na Itália. Com a vitória soviética na II Guerra Mundial, o prestígio da URSS estava em alta, além das tropas do Exército Vermelho estarem estacionadas em países da Europa centro-oriental.
Os capitalistas dos EUA e da Europa Ocidental apostavam na recuperação econômica e na melhoria dos níveis de consumo material da população, além da criação de uma forte estrutura estatal de oferecimento de serviços sociais, nas áreas de saúde, educação e emprego, por exemplo. Dessa forma, eles pretendiam mostrar que o modelo de capitalismo ocidental era melhor que o capitalismo soviético (erroneamente chamado de comunismo).
O Plano Marshall mostrou-se eficiente e garantiu altas taxas de crescimento econômico aos países da Europa Ocidental nas décadas posteriores ao fim da II Guerra Mundial. O plano serviu ainda para criar as bases do chamado Estado de Bem-Estar Social, que seria atacado a partir da década de 1970. Além disso, o Plano Marshall possibilitou a transnacionalização do capitalismo ocidental, sendo um dos motivos para a vitória da esfera de influência dos EUA na Guerra Fria.
Explicação:
Resposta:
NAO SEI
Explicação: