Cuidados de Enfermagem com as vitimas de trauma: ABCD ( vias aéreas, estabilização de Coluna Cervical, Ventilação e Respiração.)
Respostas
Resposta:
Explicação:
No ABCDE seguimos um protocolo para um melhor atendimento e suporte ao paciente vítima de trauma. Antes de pontuar cada item, é importante destacar que algumas literaturas já consideram o protocolo X-ABCDE, onde o X seria o controle de hemorragia grave. Mas vamos para o ABCDE (lembrar que antes de aplicar esse protocolo, é importante fazer a segurança da cena):
A: Nesse item será realizado a colocação do colar cervical e avaliação da via aérea do paciente. Aqui podem ser realizadas as manobras de jaw thrust e chin lift para melhor abertura da via aérea.
B: Será avaliado a ventilação do paciente.
C: Nessa parte será avaliado se há sangramentos ativos no paciente. Além disso, é importante a obtenção de dois acessos venosos periféricos para infusão de drogas e volume, caso necessário.
D: Aqui será a avaliação neurológica do paciente. Geralmente utiliza-se a Escala de coma de Glasgow (ECG), com avaliação da melhor abertura ocular (até 4 pontos), melhor resposta verbal (até 5 pontos) e melhor resposta motora (até 6 pontos). Além disso, há uma nova ECG em que se avalia as pupilas do paciente, sendo esse despontuado caso sua pupila não reage ao estímulo luminoso.
E: Nessa parte o paciente será exposto para avaliação geral do seu corpo, não esquecendo de manter o mesmo coberto pela manta térmica para evitar a hipotermia.
Resposta:viula peuvica
Explicação:Essa seqüência padronizada de procedimentos é conhecida como exame do paciente. Durante o exame, a vítima deve ser atenta e sumariamente examinada para que, com base nas lesões sofridas e nos seus sinais vitais, as prioridades do atendimento sejam estabelecidas.