Respostas
Resposta:
Primeiro é preciso ver por qual motivo a família real veio par a o Brasil.
Quando Napoleão criou o bloqueio continental para prejudicar economicamente a Inglaterra, Portugal se viu em perigo pois representavam um furo nesse bloqueio devido a sua dependência grande nos produtos manufaturados ingleses e sua aliança. Com medo de serem invadidos pelos Franceses, a família escolhe fugir para o Brasil em 1808 com a escolta da marinha Inglesa.
Quando chegaram as terras brasileiras, fizeram varias mudanças para que a cidade e a colônia comportassem bem a família real e a população crescente do Rio de Janeiro. Foram construidos teatros, bibliotecas, escolas de ciências, liberação dos portos (acabando com o sistema colonial) e estimulando a manufatura.
Tiveram movimentos separatistas como a Revolução Pernambucana que não surtiu efeito mas ja mostrava a vontade de uma parte da colônia em torna-se independente.
Quando a coroa volta para Portugal onde estava acontecendo a Revolução do Porto e criando uma nova constituição, os lideres no Brasil ficaram com medo de voltarem a status de colônia e todo o beneficio da abertura dos portos, a infraestrutura feita para a coroa fosse perdida.
Então a partir de todo esse movimento histórico, a vinda da Família Real foi de extrema importância para que o Brasil se tornasse independente e que sua volta e a criação dessa nova constituição através da revolução do porto colocasse em check sua posição de reinado e voltassem a ser uma colônia totalmente explorada por Portugal.
Explicação:
A principal consequência da vinda da família real para o Brasil foi a aceleração do processo de independência do país. ... As medidas político-administrativas de Dom João fizeram com que a Inglaterra acentuasse o interesse no comércio com o Brasil. Essa condição fica clara com a abertura dos portos às nações amigas.