Respostas
Tino é um pré-adolescente urbano e consumista, extremamente ligado em roupas e produtos de grife. Nas férias escolares, viaja com o pai ao interior de Minas, onde vivem seus avós e uma infinidade de tios e primos. Lá o garoto conhece um mundo bastante diferente do seu, causa sensação e passa alguns apuros, mas também descobre as delícias de uma vida tranquila em meio à natureza.
Tino é um garoto de classe média carioca e sempre presenteado pela mãe - diretora de marketing de uma grande agência de publicidade - com roupas e acessórios de grife. "Coisificação de sentimentos" é o nome que o garoto dá ao ato materno de compensar a ausência com tênis da moda, óculos maneiro ou o computador mais moderno.
Filho de pais separados, Tino entra em desespero quando descobre que a mãe irá viajar para Paris com o novo namorado e ele, em férias escolares, será levado pelo pai - que é um "eco chato", nas palavras do autor - para visitar a família em Bom Jesus de Camanducaia, em Minas Gerais, onde só existem três carros e o único telefone, que fica num armazém, só pode ser usado até as seis horas da tarde.
Quando o garoto chega à cidade, há um inevitável estranhamento inicial: "são uns caipiras", diz Tino; "é um lunático", pensam os vários tios e primos mineiros. Aos poucos, as duas partes começam a aceitar as diferenças. No meio da narrativa, o autor aborda temas educativos como cuidados com a saúde e preservação do meio ambiente.
por favor me avalia ai vai, não vai cair seu dedo!!!!