URGENTEEE migrações refugiados e diversidade resumo de 40 linhas pfvv preciso pra amanhã
Respostas
Resposta:
A migração parece ser um ato inerente ao ser humano desde que “o mundo é mundo”. Há milhares de anos o ser humano, sozinho, em pequenos grupos ou mesmo em comunidades inteiras, viaja em busca de melhores oportunidades, condições climáticas mais favoráveis ou para fugir de situações de conflito, guerras, violência, perseguições, entre tantas outras razões – inclusive, há indícios de fluxos migratórios de hominídeos de antes mesmo do Homo sapiens.
Quando se fala em migrações para o Brasil, algumas das primeiras imagens que podem vir à mente são as de navios chegando aos portos nacionais com milhares de imigrantes, entre o final do século XIX e meados do século XX, vindos da Itália, Espanha, Portugal, Alemanha, Japão e outros.
No entanto, esse movimento continua a pleno vapor até os dias de hoje. Dados recentes divulgados pela Organização das Nações Unidas (ONU) indicam que o mundo tem cerca de 250 milhões de migrantes internacionais, ou seja, pessoas que vivem em países distintos dos que nasceram. Deste total, mais de 68 milhões encontram-se em situação de deslocamento forçado.
Levando em conta que a população nativa do Brasil era composta por povos indígenas, a partir da chegada dos primeiros europeus em 1500, o país passou a ser povoado por migrantes e seus descendentes de diversas partes do mundo.
Inúmeras correntes migratórias geraram uma população miscigenada e moldaram a identidade nacional.
Este tema ainda é algo latente, como mostraram especialmente os dois
principais fluxos migratórios desta segunda década do século XXI em direção ao país provenientes do Haiti e da Venezuela.
Embora atualmente os imigrantes no Brasil correspondam a menos de 1% do total da população, eles possuem atuação significativa e demandam ações de acolhida e integração que devem ser asseguradas e orientadas por políticas públicas e medidas adequadas ao tratamento equitativo com os nacionais.
O tema também tem sido pauta de interesse recorrente nos meios de comunicação.
Explicação:
A migração é o processo de mudança entre países de um sujeito. Ela se motiva por vários motivos sendo um desses motivos originado pelo o que conhecemos como refugiados.
Os refugiados são pessoas que fogem de seus países devido à guerra ou a uma perseguição política. Eles são chamados apenas de migrantes quando se referem a pessoas que se deslocam motivados de razões que não se consideram diante de uma definição legal de refugiado.
Migrantes ou refugiados
Os refugiados não podem voltar para seus países de origem enquanto os migrantes apresentam proteção de seu governo e podem fazer o deslocamento entre os países.
Saiba mais sobre refugiados em https://brainly.com.br/tarefa/33987554
Espero ter ajudado.