Respostas
Resposta:
Explicação:
O livro A outra face: história de uma garota afegã conta a história de uma menina muito forte e corajosa: Parvana. Parvana mora em Cabul, capital do Afeganistão, e seu país passa por momentos difíceis, principalmente para as mulheres. Ela tem apenas onze anos, e sua família, devido à guerra e ao regime talibã, está passando por uma situação bem complicada.
A guerra já fez com que Parvana perdesse o irmão mais velho, Houssein, que pisou em uma mina terrestre quando tinha apenas quatorze anos. Além do irmão, Parvana também perdeu a casa onde morava com a família e quase tudo que possuíam. Passaram a morar todos em um quarto.
Antes da guerra, sua mãe era jornalista e seu pai professor. Mas os talibãs proibiram as mulheres de trabalhar e estudar. Além disso, elas só podem sair à rua se estiverem acompanhadas de um homem e devem estar totalmente tampadas, não podem mostrar nem o rosto em público.
Seu pai perdera uma das pernas quando a escola em que trabalhava fora bombardeada. A partir de então, passou a ler e escrever cartas para as pessoas: segundo o livro, a maioria dos afegãos não são alfabetizados. Parvana o acompanhava todos os dias, pois ele precisava de ajuda para caminhar.
Um dia, os talibãs entraram em sua casa e levaram o pai preso. A mãe, Fatana, não pode sair, sua irmã mais velha, Nooria, também não. Ali, seu irmão mais novo, ainda é muito pequeno. E agora o que fazer? De onde virá dinheiro para o sustento da família?
A solução encontrada foi: vestir Parvana de homem. Vestida com as roupas de seu irmão morto, Parvana passa a ir para o ponto onde o pai trabalhava e a fazer o que ele fazia, ler e escrever cartas.
Um dia, Parvana descobre que uma menina de sua escola, Shauzia, está fazendo o mesmo. A partir de então as duas se tornam grandes amigas e, juntas, vivem algumas aventuras nas ruas de Cabul.
Dentre os momentos de tensão do livro A outra face: história de uma garota afegã, estão dois que chamam bastante atenção. Em um dos momentos, Shauzia descobre que um homem compra osso humanos e paga muito bem por isso. As duas decidem, então, catar ossos humanos durante alguns dias enquanto juntariam dinheiro para comprar um tabuleiro e vender coisas nas ruas da cidade. Para isso, elas vão a uma parte da cidade totalmente destruída pelas bombas.
Em outra cena marcante, as meninas entram num estádio achando que ali teria um jogo. Porém, se deparam com um cenário de horror: soldados talibãs decepavam com espadas as mãos de prisioneiros.
No final do livro A outra face: história de uma garota afegã, a mãe e os irmão de Parvana viajam para outra cidade, onde Nooria ia se casar, e Parvana fica com Weera, amiga de sua mãe que fora morar em sua casa após a prisão de seu pai.
Neste meio tempo, o pai é solto, porém Parvana descobre que a cidade onde o restante da família se encontrava, estava sendo atacada pelo regime talibã. O livro acaba com Parvana e o pai indo em direção a um acampamento de refugiados, com a esperança de encontrar os demais membros de sua família ainda vivos….