1) Você conhece o termo ópera? Escreva palavras ou ideias que associem a ele.
A ópera é um mundo de paixões e ela provoca apaixonados. Não há gênero que
mexa com mais força e violência no ouvinte, que é sempre, de alguma maneira,
espectador. Porque a ópera é também, e essencialmente, teatro. Um teatro onde as
emoções vividas pelos personagens foram intensificadas até atingir o ponto de paroxismo
por obra da música. A ópera não é um teatro musical, é um teatro feito de música.
O texto da ópera, chamado libreto, é, na grande maioria das vezes, escrito em
verso e concebido de maneira simplificada. Ele não se sustenta por si só, como uma
peça, porque precisa ser alimentado pela música, criadora do poder de convicção que as
palavras e as situações adquirem em cena.
Por essa razão, o compositor da ópera é sempre muito mais importante do que o
autor do libreto. Entretanto, ao tomar um libreto para compor uma ópera, o músico
depende do desenrolar da história. Não é possível compreender a ópera isolando uma
coisa e outra. O tempo da ópera é o tempo da história que deve ser contada com música.
A ópera nasceu por volta de 1600. Alguns artistas e intelectuais italianos tentaram
recriar a antiga tragédia grega, que incorporava também a música, embora essa música
se tivesse perdido. O resultado foi um gênero inteiramente novo, cuja força dramática
imediatamente se impôs.
No início, os teatros eram pequenos e as orquestras reduzidas. Mesmo assim,
cantar uma ópera significava já um esforço considerável. Com a ampliação das salas e o
aumento das orquestras ocorrido no século passado, com a escrita cada vez mais
exigente dos compositores, cantar uma ópera tornou-se uma espécie de proeza atlética.
Exige-se dos cantores musicalidade, beleza de timbre, mas também volume e capacidade
de atingir notas que vão do grave ao agudo numa amplitude muito grande.
OS CANTORES DE ÓPERA
As vozes são classificadas em seis categorias principais:
São femininas as três primeiras, mais agudas.
Soprano é a voz mais aguda. Os chamados sopranos ligeiros possuem vozes
mais leves, flexíveis e luminosas, apropriadas para personagens inocentes, virginais e
muito jovens. As vozes dos sopranos dramáticos são mais espessas e vinculadas a
mulheres mais veementes e mais vividas.
Mezzo-soprano ou meio-soprano é uma voz mais grave do que a do soprano.
São personagens frequentemente muito sensuais e sedutores.
Contraltos possuem vozes ainda mais graves, o mais das vezes destinadas a
papéis de mulheres velhas ou com poderes excepcionais.
Das vozes masculinas, o tenor é a mais aguda. É o herói, o mocinho da história,
cuja idade gora em torno dos 20 anos. Sempre foi a voz preferida do público: o cantor
mais célebre da historia, Enrico Caruso, era tenor, como Pavarotti e Domingo.
Marco como melhor resposta! :)
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Explicação:
A ópera é uma representação cênica de caráter lírico-dramático, onde se alternam recitativos, árias e intervenções orquestrais. O recitativo consiste em uma melodia cantada a meio caminho entre a fala e o canto, acompanhada, em geral, pelo baixo contínuo.
Coloquei isso não minha resposta do caderno
Espero ter ajudado
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panaca babao lambeu minha mao
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Explicação:
A ópera é uma representação cênica de caráter lírico-dramático, onde se alternam recitativos, árias e intervenções orquestrais. O recitativo consiste em uma melodia cantada a meio caminho entre a fala e o canto, acompanhada, em geral, pelo c@ contínuo dando
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