No século XVI, a Europa viveu intensa movimentação religiosa com as chamadas Reforma Protestante e a Contrarreforma. Neste contexto de reformas religiosas, em localidades como Inglaterra, França, Espanha e Portugal, manter-se católico ou protestante era:
A)uma questão pessoal, já que a liberdade de crença e o livre exercício religioso eram uma garantia legal.
B)uma condição atrelada à configuração política do local, já que a escolha religiosa dos habitantes dependia da definição dos governantes.
C)uma diferenciação apenas de nome, que variava de local para local, já que todos se viam como iguais, filhos de um mesmo Deus.
D)uma forma de pertencimento ao mundo e valores cristãos, independentemente da localidade em que se vivia.
jacintotavares5:
aaaaaaaa alguém responde
Respostas
respondido por:
12
A Reforma Protestante e a Contrarreforma, além de eventos ligados à religião, foram também movimentos políticos. Era uma afronta ser protestante em um país declaradamente católico e vice-versa. Isso poderia levar a pessoa para prisões, torturas e até a morte.
- Alternativa correta:
B) uma condição atrelada à configuração política do local, já que a escolha religiosa dos habitantes dependia da definição dos governantes.
A definição de qual religião seguir, mais que uma escolha pessoal, era um certificado político. Se o governante de uma região declarasse ser católico, seus súditos teriam que seguir o catolicismo. Se ele fosse protestante, eles teriam que seguir o protestantismo.
Continue estudando em:
- As cinco solas da Reforma Protestante
https://brainly.com.br/tarefa/28717109
Bons estudos!
Anexos:
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás