A Análise de Perfil do Investidor do cliente tornou-se obrigatória, em novembro de 2013, quando a CVM (Comissão de Valores Mobiliários) divulgou a instrução número 539 que trata sobre Análise de Perfil do Investidor do cliente. Tornando obrigatória a verificação se o produto oferecido está de acordo com os objetivos e a situação financeira do cliente. A análise do perfil do investidor é realizada através de um formulário de mesmo nome (API) e já era obrigatória para os adeptos ao Código de Melhores Práticas para Fundos de Investimento da ANBIMA. É muito provável que você já tenha preenchido uma API, que é um formulário relativamente simples que levanta questões importantes que auxiliarão o gerente do seu banco a encontrar o produto financeiro mais adequado ao seu perfil. As perguntas mais comuns e também mais importantes são relativas a idade do cliente, qual o conhecimento financeiro que o mesmo possui do mercado, qual a sua condição financeira atual, qual o volume de recursos que dispõe para o investimento, o prazo que pretende deixar o capital investido e também se há algum objetivo específico para o valor.
Tomando como base essas informações, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. A prática de suitability pelos profissionais de finanças é proibida pela CVM para proteger a confiança do sistema financeiro, ao permitir que o cliente faça aplicações financeiras que sejam mais adequadas para si.
PORQUE
II. A partir da análise do perfil do investidor, descrita na CVM nº 539, que deve ser efetuada, exclusivamente, pela internet, o profissional de finanças deve indicar o produto financeiro mais adequado ao perfil de cada cliente. A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
myla69:
RESPOSTA: As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II justifica a I.
Respostas
respondido por:
18
Resposta:
As asserções I e II são proposições falsas. Correto
Explicação:
Perguntas similares
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás