• Matéria: Português
  • Autor: wesleyabressan
  • Perguntado 6 anos atrás

VITIMIZAÇÃO
Muitas vezes, fazer o papel de vítima pode parecer vantajoso para quem se vitimiza. No entanto, a vitimação traz sofrimento pelos conflitos que a pessoa passa. Este mecanismo de defesa, algumas vezes torna-se um meio de manipulação dos demais, de si mesmo e das circunstâncias.
Ao vitimizar-se, a pessoa tem a intenção de poupar-se das críticas, por considerar que os demais terão compaixão com seu sofrimento dela e, assim, torna-se “vantajoso” para ela, que não receberá críticas e receberá atenções pelo seu flagelo. Contudo, o sofrimento psíquico é contundente, por vários fatores a pessoa prende-se ao negativismo e é vítima real de sua baixa autoestima, de seu complexo de culpa, de sua prisão em fatos ruins que aconteceram no passado.
(...)
Esta atitude de esquivar-se da realidade faz com que a sua carência exacerbada a coloque em situações de confronto com as ideias dos demais, pois espera que as pessoas respondam a ela segundo a sua necessidade de vitimização. Como as pessoas não estão conscientes de seu processo de vitimização, respondem da forma que consideram estar correta ou não e, muitas vezes, isto não é do agrado da pessoa que se vitimiza. O que, de fato, ela gostaria é que o outro se sensibilizasse com seu “sofrimento”, que tivesse compaixão, que fosse muito gentil, que não fosse indiferente à dor que ela passa que, muitas vezes, só ela enxerga. Então, passa a considerar o outro ingrato, insensível, por não se condoer com o vitimizado.
Isto gera mais negatividade no pensamento, que já está alicerçado no negativismo. A insegurança aumenta, mas também a raiva, a culpa e a desorientação.
A consciência de sua capacidade é fator primordial para lembrar-se deste processo de vitimização, que é uma âncora na evolução e felicidade.
Ter consciência de suas próprias capacidades é analisar racionalmente todas as suas competências; isto afastará a ideia de baixa autoestima e vitimização.
Todos têm capacidades e virtudes é só discorrer sobre elas que se verá quantas são as que não se considerava ser parte do seu ser.
(...)
Autor: psicologiaparatodos202 – 2017.


1 - O tema central do texto é: *
a) A vitimização que algumas pessoas infringem para si como forma de não terem que enfrentar críticas de outras pessoas.
b) Pessoas que são vítimas de bullying e precisam enfrentar as críticas da sociedade.
c) Pessoas que não têm compaixão dos outros e praticam toda espécie de preconceito por falta de empatia.
d) Pessoas que possuem muitas virtudes e capacidade e por isso sentem-se superiores às outras pessoas.​

Respostas

respondido por: arasnereu
0

Resposta:

a) A vitimização que algumas pessoas infringem para si como forma de não terem que enfrentar críticas de outras pessoas.

Perguntas similares