3-Avalie as afirmativas que seguem.
I) O par SIGNIFICANTE/ SIGNIFICADO é dicotômico e é a base conceitual de signo. Saussure nos ensina que signo é “alguma coisa em lugar da outra”; o signo não é real, mas sim formas de apreender a realidade.
II) Só percebemos no mundo o que nossa língua nomeia. A atividade linguística é uma atividade simbólica, o que significa que as palavras não criam conceitos, esses conceitos ordenam-se na realidade e categorizam o mundo.
III) A língua é uma nomenclatura aplicada a uma realidade cuja categorização preexiste à significação. Para Saussure, o signo linguístico une um conceito a outro conceito.
IV) O que fica é a impressão psíquica dos sons e o conceito a que essa impressão remete. É uma entidade de dupla face, mas de forma alguma inseparável (como verso e o anverso de uma folha de papel).
V) A definição de signo apresentada por Saussure é “união do significante a um significado” traduzida em linguagem simples, significante é o veículo do significado, que é o que se entende quando se usa o signo; é sua parte inteligível.
É correto o que se afirma em:
A) I, IV, apenas.
B) I, III, apenas.
C) III, V apenas.
D) I, II, III, IV.
E) I, V, apenas.
priscilaguttierrez:
vc faz na unigran???
Respostas
respondido por:
4
Resposta:
Letra e
I e V estão corretas
Explicação:
A atividade linguística é simbólica, significa que as palavras criam conceitos e esses conceitos ordenam a realidade, a língua não é uma nomenclatura e o signo linguístico une um conceito a uma imagem, não a outro conceito.
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás