Analise a letra da música:
.
.
.
.
.
.
.
3ª do plural (Engenheiros do Hawaii)
Corrida pra vender cigarro
Cigarro pra vender remédio
Remédio pra curar a tosse
Tossir, cuspir, jogar pra fora
Corrida pra vender os carros
Pneu, cerveja e gasolina
Cabeça pra usar boné
E professar a fé de quem patrocina
Querem te matar a sede, eles querem te sedar
Eles querem te vender, eles querem te comprar
Corrida contra o relógio
Silicone contra a gravidade
Dedo no gatilho, velocidade
Quem mente antes diz a verdade
Satisfação garantida
Obsolescência programada
Eles ganham a corrida antes mesmo da largada
[...]
.
.
Qual o significado do termo obsolescência programada que aparece na letra da música 3ª do plural? *
Por que “eles ganham a corrida antes mesmo da largada”?
Respostas
Resposta:
CONSUMISMO
É necessário estar atento ao consumismo desfreado como uma espécie de HEDONISMO, como diria a canção: terceira pessoa do plural (Engenheiros do Hawai); “Eles ganham a corrida antes da largada”. Na minha opinião eles ganham sim, pois utilizam uma estratégia suja para vender algo que te mata, com uma boa aparência e que você realmente necessita.
O mais insano é que ainda por cima lhe vendem a suposta cura do produto que te mata gradativamente, com um preço bem elevado, esse é o círculo perfeit’o. Vou te dar um exemplo; um refrigerante tem alto teor de açúcar e se você o consome por muito tempo você terá uma grande chance de adquirir diabetes tipo 2, daí a indústria farmacêutica te vende o remédio para doença que você adquiriu por ter consumido um produto muito do escroto de forma desenfreada. O interessante de notar aqui é que o sistema tenta te matar com produtos ultra processados e ultracalóricos de baixa qualidade para garantir maior lucro, daí do outro lado tenta te curar sempre com o uso de fármacos.
Prestem atenção no consumismo eles querem te vender até o que você não precisa e querem te moldar na forma deles, querem nos passar a ideia de que a felicidade se resume no consumo desfreado e que a vida deve ser exibida e comparada, tudo isto na falsa tentativa de te dar prazer e de tentar preencher o seu vazio existencial. Não vá pelo caminho da superficialidade. Siga outro rumo, tente preencher este eventual vazio de outras formas, como por exemplo: curtindo a natureza, amando as pessoas que merecem ser amadas, se dedicando em ser uma versão melhor de si mesmo e sem esperar nada em troca.
Bem e eu já ia me esquecendo de te dizer que: sempre ser gentil com outros, mesmo com aqueles que você sorriu, mas que na verdade seu pensamento era dar um chute no olho (The Smiths). Saiam um pouco para contemplar a natureza, pratiquem atividades físicas, entenda que por mais racionais e desvinculados da natureza que somos atualmente, nunca devemos nos esquecer de onde viemos e para onde vamos. Nós pertencemos a natureza e devemos a ela o merecido respeito.
By Michell Barros (Payne)
Explicação: