Quais fatores históricos e socioeconômicos explicam o estado de São Paulo ser o mais populoso do Brasil?
Respostas
São Paulo é o estado economicamente mais rico do país, com uma maior presença de indústrias e uma maior diversidade em atividades produtivas. Seu PIB é composto por uma intensa atividade industrial (46%), pela ampla atuação do setor de comércio e serviços (47%) e por uma atividade agropecuária (7%) altamente tecnológica e com uma relativa relevância comercial.
A capital do estado é uma das maiores cidades do mundo em termos populacionais, sendo a mais urbanizada do Brasil. É a principal cidade global da América do Sul e é o centro da megalópole brasileira, que integra uma região que envolve cidades do Rio de Janeiro, bem como as regiões metropolitanas de Campinas e da Baixada Santista. Por possuir uma elevada infraestrutura, a cidade de São Paulo é considerada o centro financeiro do Brasil, abrigando sedes de empresas multinacionais e também a principal bolsa de valores brasileira, a Bovespa.
Na América do Sul, a cidade de São Paulo só não é mais rica que Buenos Aires, mas possui um PIB maior do que a maioria dos países dessa região. A sua produção e geração de renda são superiores a todo o estado de Minas Gerais, por exemplo. Isso é fruto da profunda concentração socioespacial e econômica que marcou o desenvolvimento do território brasileiro ao longo da história, fato que só vem lentamente se alterando nos últimos quarenta anos.