A intensa troca comercial de materiais entre Ocidente e Oriente, ocorrida durante a Baixa Idade Média, permitiu a entrada de produtos exóticos na Europa, como: a. linho, madeira e peixe seco. b. cravo, canela e noz-moscada. c. seda, bacalhau e pau-ferro. d. wasabi, shoyu e nirá. e. milho, batata e cebolas.
Respostas
Resposta:
No século XI, a expansão do mundo islâmico estabeleceu o domínio da região da Palestina. Inicialmente, o controle territorial exercido pelos árabes ainda permitiu que a cidade sagrada de Jerusalém fosse visitada por vários cristãos que peregrinavam em direção ao lugar em que Cristo viveu o seu calvário. Contudo, nos fins desse mesmo século, a dominação realizada pelos turcos impediu que a localidade continuasse a ser visitada pelos cristãos.
Explicação:
Nessa mesma época, a ordenação do mundo feudal sofria graves transformações. O fim das invasões bárbaras e a experimentação de uma época mais estável permitiram que a produção agrícola aumentasse e, seguidamente, a população europeia também sofresse um incremento. Interessados em não dividir o seu poder, muitos senhores feudais preferiram repassar sua herança somente ao filho mais velho, obrigando os outros descendentes a viverem de outras formas.
Resposta:
b. cravo, canela e noz-moscada