Respostas
Resposta:
O processo de urbanização no território brasileiro iniciou-se, de maneira mais concreta, a partir do final do século XIX, com o início gradativo da industrialização no país. No entanto, foi após os anos 1930 que a presença das indústrias tornou-se mais intensiva e a urbanização começou a intensificar-se. A segunda metade do século XX serviu de incremento graças ao intenso êxodo rural ocasionado pela mecanização das atividades produtivas no meio rural, o que gerou um maior desemprego no campo e a grande leva de migrantes em direção às principais cidades do Brasil.
A década de 1960 foi o período em que o Brasil, pela primeira vez, passou a ter uma população predominantemente urbana, ou seja, a maior parte dos habitantes concentrava-se nas cidades. Atualmente, mais de 80% dos habitantes do Brasil residem em cidades, sendo a maioria desses em grandes centros urbanos e capitais, tais como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre e outras. Afinal, além de um acelerado êxodo rural, a urbanização brasileira contou com um intensivo processo de metropolização — a concentração das populações nas grandes metrópoles.
espero ter ajudado ♡♡
O superpovoamento nos espaços urbanos já é uma grande realidade em grandes cidades do mundo, por conta da manutenção do processo de urbanização, assim como o processo de periferização.
Superpovoamento nos Espaços Urbanos
Os espaços urbanos representam os espaços de habitação para uma grande parcela de pessoas no mundo, principalmente em grandes cidades, como Rio de Janeiro e São Paulo.
Além disso, com o advento de tecnologias, assim como a maior presença de serviços, muitas pessoas passaram a povoar os espaços urbanos, gerando superpovoamento, assim como problemas de ordem socioeconômica.
Mais sobre superpovoamento: brainly.com.br/tarefa/27393906