Considerando que a concepção (gravidez) pode ocorrer a partir do depósito de espermatozóides no genital feminino, como os métodos contraceptivos de barreira funcionam, no homem e na mulher?
Respostas
Os métodos contraceptivos em sua maioria não permitem a passagem dos espermatozoides no canal vaginal como a "camisinha", porém existem também aqueles métodos ligados aos hormônios como o anticoncepcional que inibe a ovulação.
Resposta:
Explicação:
Homens: Os Preservativo que é também conhecido como camisinha, é o método contraceptivo mais famoso e mais utilizado. Tendo sua vantagem quando o mesmo protege contra gravidez e doenças sexualmente transmissíveis.
Este método não causa alterações hormonais ou no processo de produção e liberação de espermatozoides.
A vasectomia é o método anticoncepcional masculino no qual consiste no corte do canal que liga os testículos ao pênis ele também transporta os espermatozoides, entende-se, então, que há um impedimento da liberação dos espermatozoides na ejaculação.
Pílula anticoncepcional masculina é uma pílula constituída por hormônios femininos atuando na diminuição da testosterona e na produção de espermatozoides, resultando na sua mortalidade.
Mulher: Pílula anticoncepcional, este é o método mais utilizados pelas mulheres para evitar a gravidez, o mesmo possui hormônios que são análogos á àqueles produzidos pelos ovários, fazendo assim que não haja um óvulo pronto para ser fecundado.
Implante anticoncepcional, consiste em um tubo de plástico que adentra a parte interna do braço, exatamente de baixo da pele, o mesmo libera hormônios para o sangue em uma configuração lenta, anteparando a ovulação.
Dispositivo intrauterino (DIU), um dispositivo de plástico em formato de “t” é introduzido na vagina, deste modo impossibilitando a fecundação.