Respostas
Resposta:
INCAS:
localização: sul da Colômbia até o norte do Chile, passando por parte do Equador, Bolívia e Peru.
capital: Cuzco
sociedade: Os incas eram formados por diversas tribos e mantinham rígida hierarquia social, dividindo-se em classes distintas: o imperador, a nobreza, os chefes locais, os artesãos e agricultores, os servos e os prisioneiros de guerra.
poder militar: Os incas construíram seu império através da guerra, a estrutura militar desta civilização é que permitiu o expansionismo em larga escala e para alcançar este grande poder de guerra eles investiram fortemente no “exercito” Inca.
grandes realizações: Arquitetura de pirâmides e sistemas de irrigação.
MAIAS:
localização: península mexicana de Iucatã e áreas de países que hoje são chamados de Guatemala, Honduras, El Salvador e Belize.
capital: chichem ltza
sociedade: A camada mais alta era a da família real, dos ocupantes dos principais postos do governo e dos comerciantes.
Na segunda camada estavam os servidores do Estado, como os cobradores de impostos, os responsáveis pela defesa e os dirigentes das cerimônias.
Na última camada estavam os trabalhadores braçais e os agricultores.
poder militar: Era realizado por um representante chamado de "halach uinic".
grandes realizações: Possuíam avançadas técnicas de irrigação, de modo que sua economia era baseada na agricultura, principalmente no cultivo do milho e do feijão. Comercializavam as mercadorias produzidas com povos vizinhos.
ASTECAS:
localização: habitaram a região do atual México
capital: tenochtitlán.
sociedade: A sociedade asteca era rigidamente dividida. Abaixo do imperador, considerado semideus, encontrava-se uma aristocracia composta por militares, sacerdotes e altos funcionários públicos. Na base da sociedade estavam os artesãos, os comerciantes, os camponeses e os escravos.
poder militar: Era forte e poderoso por isso eles ganharam as maiorias de suas guerras!
grandes realizações: Construção de templos religiosos, - criação de calendários; - construção de pirâmides utilizadas como túmulos, para a realização de cerimônias religiosas e sacrifícios;