O mais ambicioso projeto geopolítico do governo chinês começa a sair do papel. A Nova Rota da Seda pretende reviver a antiga rede comercial entre Oriente e Europa. Quase 8000 quilômetros separam a cidade de Xi’an de Veneza, na Itália, extremos da rota. No lugar das caravanas de camelos que cruzavam a Ásia Central com mercadorias entre a China e a Europa, uma ampla rede de ferrovias, estradas, oleodutos e cabos de fibra óptica ocupará o percurso, de acordo com os planos do governo chinês. Para financiar as obras, Pequim criou um fundo de US$ 40 bilhões, além do Banco Asiático de Investimento em Infraestrutura, que tem a participação de outros 21 países e começou a funcionar em 2015, com um capital de US$ 50 bilhões.Adaptado de Folha de São Paulo, 01/03/2016.Apresente uma vantagem econômica e uma vantagem geopolítica resultantes da implementação do projeto chinês mencionado na reportagem.
Respostas
Resposta:
O mais ambicioso projeto geopolítico do governo chinês começa a sair do papel. A Nova Rota da Seda, que pretende reviver a antiga rede comercial entre Oriente e Europa, é a grande aposta de Pequim para traduzir sua força econômica em poder global.
Uma vantagem econômica da criação da Nova Rota da Seda pela China é a potencialização de comércio entre a China e os países vizinhos e uma vantagem geopolítica é não ser dependente das atuais rotas de comércio marítimas.
Através Nova Rota da Seda a China está construindo um corredor central passando pela Rússia para chegar até os mercados europeus. Mas, além desta rota, haverá a construção de uma série de corredores laterais que vão interligar a China a países como Malásia, Paquistão, Mianmar e outros.
Estes corredores laterais farão a China terá acesso a matérias primas, fornecedores e para onde poderá vender seus produtos aumentando seu mercado consumidor e seus lucros.
Depender das rotas marítimas para a distribuição de produtos chineses pode ser arriscado, pois a China possui grande vulnerabilidade na costa do Pacífico, e um bloqueio naval de alguma potência rival, como os Estados Unidos, poderia fazer com que os chineses perdessem acesso ao mar, causando graves prejuízos.
Bons estudos!
Veja mais sobre o assunto em:
https://brainly.com.br/tarefa/25681262