Respostas
Resposta:
Explicação:Minas Gerais também são muitas quando o assunto é música. Sua sonoridade, sua musicalidade, seu ritmo, a começar pelas diversas formas que o mineiro tem para se expressar, nos quatro cantos de seu território, são parte das características mais marcantes deste Estado que é reconhecido como a síntese da cultura brasileira.
Minas Gerais, Estado privilegiado no quesito música, "exporta" talentos para outros estados brasileiros e também para o exterior, tendo sido palco de uma das principais correntes musicais brasileiras, conhecida como Clube da Esquina, que, para muitos, é tão significativa para o legado cultural brasileiro como o é a Bossa Nova, além, obviamente, do Samba.
Basta lembrar que o autor de um dos hinos nacionais brasileiros, uma das músicas mais tocadas e gravadas em todo o mundo, o samba-exaltação Aquarela do Brasil, é o mineiro de Ubá, na Zona da Mata, Ary Barroso. Isso sem falar em outro grande compositor de samba, que faria 100 anos em 2009, o mineiro de Miraí, também na Zona da Mata, Ataulfo Alves.
Aqui, o aspecto mediterrâneo de nossa geografia, a ausência do mar, o Jequitinhonha e o Velho Chico, além da profusão de montanhas renderam muito mais do que a poesia de seus mestres, uma sonoridade própria enriquecida por versos cujo conteúdo exalta e externaliza o que de mais profundo, abissal, há na cultura mineira, o verdadeiro sentido e sentimento da mineiridade.
Músicos de várias vertentes, agrupados ou não a entidades representativas, vêm dialogando com o poder público mineiro, por meio da Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais, através de sua Assessoria Especial da Música. A partir dessa positiva sinergia, foi lançado, em agosto de 2008, o Música Minas - Programa de Estímulo à Música, que tem como objetivo criar mecanismos e ações sustentáveis para que a música produzida em Minas Gerais encontre um lugar expressivo no mercado estadual, nacional e internacional para mostrar sua diversificada e rica produção, escoando seus produtos e formando público para seus artistas.
O mais novo mecanismo de fomento à música do Governo de Minas se destina a compositores, intérpretes e instrumentistas, de diversos gêneros e tendências musicais. O Música Minas se constitui de duas categorias principais: Circulação Estadual e Nacional de Artistas Mineiros, e Exportação da Música Produzida em Minas (veja mais informações neste site).
O Estado de Minas Gerais conta com outros mecanismos de fomento à música, como o Música Independente, uma iniciativa da Secretaria de Estado de Cultura, por meio da Fundação Clóvis Salgado (FCS), em parceria com a Sociedade Independente da Música, Rádio Inconfidência e Rede Minas. O programa é resultado do Edital de Estímulo às Artes - Música, promovido, anualmente, pela FCS (veja mais informações no sim
O Fundo Estadual de Cultura e a Lei de Incentivo à Cultura de Minas Gerais também disponibilizam recursos para variados projetos na área musical (mais informações neste site).
O Estado também investe no PAMM (detalhado mais à frente) e nas Bandas Civis de Músicas, além de fomentar duas orquestras, a Sinfônica e a Filarmônica de Minas Gerais.
Origem da Música Brasileira
O primeiro registro histórico referente à música, no Brasil, encontra-se expresso na carta de Pero Vaz de Caminha: "Diogo Dias, que é homem gracioso e de prazer, levou consigo um gaiteiro nosso com sua gaita. E meteu-se com eles (os indígenas) a dançar, tomando-os pelas mãos; e eles folgavam, e riam, e andavam com ele muito bem ao som da gaita. Depois de dançarem, fez-lhes ali, andando no chão, muitas voltas ligeiras e salto real, de que eles se espantavam e riam e folgavam muito."
Daí, o surgimento da música brasileira deu-se com a contribuição dos indígenas, dos colonizadores e dos negros, que, por sua vez, imprimiu forte caráter na formação do perfil cultural brasileiro - que o digam nossos tambores mineiros.
paulista
Oi, tudo bem?
Resposta:
Como exemplos de hábitos e costumes (que formam a cultura) presente em Minas Gerais, podemos destacar:
Explicação:
Religião - a religião católica é a que mais se destaca em todo o estado de Minas Gerais. Nesse sentido, podemos dar destaque às procissões e festas em homenagem aos santos católicos.
Lendas - as lendas representam os mitos passados pelas gerações anteriores.
Culinária - frango com quiabo (no almoço de domingo com a família), café bem quentinho, pão-de-queijo, bolo de fubá, dentre outras delícias.
Medicina popular - a população mineira dá muito valor aos ensinamentos caseiros sobre chás curativos.
Espero te ajudado.