Qual é a importância do controle da população de caramujos Biomphalaria no combate a es
quistossomose?
Respostas
Resposta:
O controle da população de caramujos hospedeiros de esquistossomose é importante para quebrar o ciclo desta verminose, pois a larva deste verme é liberada na água e contamina o homem. O homem, por sua vez, libera os ovos do verme através das fezes que infectam os caramujos e assim por diante.
O controle do caramujo é importante porque ele é o hospedeiro intermediário da larva do verme.
Ciclo da esquistossomose
Esta doença é causada por um verme platelminto chamado Schistosoma mansoni. É um verme que contém ventosas na região abdominal para que eles possam grudar nos órgãos internos dos animais.
Esta doença tem dois hospedeiros, o intermediário e o definitivo. O intermediário é onde o parasita vai fazer a reprodução assexuada. Esse hospedeiro é o caramujo do gênero Biomphalaria. E definitivo, somos nós.
Uma pessoa que está contaminada vai ter vários vermes nas veias do fígado e em outras regiões do abdômen, quando a fêmea está cheia de ovos, ela vai migrar para as veias do intestino e colocar milhares de ovos. Esses ovos conseguem penetrar na parede do intestino e chegar nas fezes. Quando a pessoa elimina as fezes, os vermes vão junto.
Se a pessoa vive em local sem saneamento básico, essas fezes vão contaminar o solo e a água. Se o ovo cair em local aquático, o ovo vai eclodir e vai liberar uma larva que vive por 24h. Se ela não encontrar um caramujo, ela morre. Encontrando, ela se multiplica e sai como larva infectante e ela que é responsável por entrar no organismo humano.
Por isso é importante o saneamento básico ou a eliminação do caramujo (hospedeiro intermediário) para quebrar o ciclo.
Saiba mais sobre esquistossomose em: https://brainly.com.br/tarefa/23793350
#SPJ2