Você é professor do curso de letras de uma grande universidade e está explicando aos alunos que há diferentes graus de informatividade em um texto: baixo, médio e alto. Enquanto você fala sobre o conceito e suas teorias, um aluno pede para que você analise o grau de informatividade de alguns textos, para que ele possa entender melhor a teoria estudada. A partir disso, você apresenta quatro perfis de leitor e três textos para análise.
TEXTO 1: Linfoma ou doença de Hodgkin é uma forma de câncer que se origina nos linfonodos (gânglios) do sistema linfático, um conjunto composto por órgãos e tecidos que produzem células responsáveis pela imunidade e vasos que conduzem estas células através do corpo. A Doença de Hodgkin surge quando um linfócito (mais frequentemente do tipo B) se transforma em uma célula maligna, capaz de crescer descontroladamente e disseminar-se. A célula maligna começa a produzir, nos linfonodos, cópias idênticas (também chamadas de clones). Com o passar do tempo, essas células malignas podem se disseminar para tecidos adjacentes e, se não tratadas, podem atingir outras partes do corpo. Na Doença de Hodgkin, os tumores disseminam-se de um grupo de linfonodos para outros grupos de linfonodos através dos vasos linfáticos. O local mais comum de envolvimento é o tórax, região também denominada mediastino.
TEXTO 2: Um avião é qualquer aeronave que necessita de asas fixas e motores para se sustentar no ar. Pode ter um ou mais planos de asa, sendo estas fixas em relação ao corpo da aeronave, ou seja, que dependem do movimento do veículo como um todo para gerar sustentação aérea. Essa definição de asa fixa também se aplica aos que têm asas dobráveis, pois estas também só geram sustentação ao se deslocar todo o veículo. Duas características comuns a todos os aviões são a necessidade de um fluxo constante de ar pelas asas para a sustentação da aeronave e a necessidade de uma área plana e livre de obstáculos onde eles possam alcançar a velocidade necessária para decolar e alçar voo, ou diminuí-la, no caso de uma operação de pouso. A maioria dos aviões, portanto, necessita de um aeroporto, dispondo de uma boa infraestrutura para receber adequada manutenção e reabastecimento, e para o deslocamento de tripulantes, carga e passageiros.
TEXTO 3: Gerações do Romantismo - Primeira Geração: Nacionalismo - Influenciada pela Independência do Brasil, a poesia buscava a identificação do país com suas raízes históricas, linguísticas e culturais. O desejo era o de construir uma arte brasileira, livre da influência de Portugal; e o sentimento era de nacionalidade, resgatando elementos da história do país. Foi fortemente marcada pelo indianismo, trazendo elementos da natureza (flora e fauna) brasileira. O índio era exaltado como herói, pois representava o povo brasileiro, e o Brasil em sua essência. Segunda Geração: Mal do Século - Neste período, que se iniciou por volta de 1850, a poesia vinha de encontro às ideias e temáticas da geração anterior: o eu-lírico volta-se mais para si e afasta-se da realidade social à sua volta. Traz o pessimismo e o apego aos vícios. Os sentimentos são exagerados e aparecem de forma idealizada na poesia. Além disso, elementos como a noite, a melancolia, o sofrimento, a morbidez e o medo do amor são recorrentes em seus textos poéticos. O eu-lírico vive em meio à solidão, aos devaneios e às idealizações. Terceira Geração: Condoreirismo - A última geração da poesia romântica se inspira em Victor Hugo, e traz um foco político e social. Na época, ideias abolicionistas e republicanas vinham à tona, e junto com elas o desejo de se libertar do Império. É a fase que prenuncia o Realismo, que viria em seguida, tanto é que tem como foco a realidade social, a crítica à sociedade, a poesia liberal, enfim, era o final do movimento romântico no Brasil. O Condoreirismo se refere à figura do condor, uma ave que tinha voo alto, assim como os poetas românticos faziam em busca de defender seus ideais libertários.
Após a leitura dos textos pelos alunos, classifique os textos de acordo com seu grau de informatividade para cada um dos perfis de leitores, para que assim, eles possam compreender o conceito de informatividade.
Respostas
Resposta:
PADRÃO DE RESPOSTA ESPERADO
Perfil de leitor 1: estudante do ensino fundamental 2 (do sexto ao nono ano escolar). TEXTO 1: grau de informatividade alto. TEXTO 2: grau de informatividade baixo ou médio. TEXTO 3: grau de informatividade médio ou alto.
Perfil de leitor 2: estudantes do ensino médio. TEXTO 1: grau de informatividade alto. TEXTO 2: grau de informatividade baixo ou médio. TEXTO 3: grau de informatividade baixo ou médio.
Perfil de leitor 3: médicos. TEXTO 1: grau de informatividade baixo ou médio. TEXTO 2: grau de informatividade baixo ou médio. TEXTO 3: grau de informatividade médio ou alto.
Perfil de leitor 4: estudantes de medicina. TEXTO 1: grau de informatividade baixo (início de curso), médio ou alto. TEXTO 2: grau de informatividade baixo ou médio. TEXTO 3: grau de informatividade médio ou alto.
Perfil de leitor 5: pilotos de avião. TEXTO 1: grau de informatividade alto. TEXTO 2: grau de informatividade baixo. TEXTO 3: grau de informatividade médio ou alto.
Explicação: