Leia o fragmento de texto sobre Constantinopla.
[...] os ocidentais não podiam deixar de se espantar diante do esplendor de Constantinopla. Revelando surpresa, o cronista francês participante da Quarta Cruzada confessou: “não creio que nas 40 cidades mais ricas do mundo houvesse tantos bens como se encontraram em Constantinopla”. De fato, a velha colônia grega de Bizâncio, criada no século VII a.C., fora refundada em 330 e tornada capital pelo imperador Constantino devido à sua excepcional localização. Colocada entre a Europa e a Ásia, todo o trânsito do mar Negro para o mar Mediterrâneo obrigatoriamente deveria passar por ali. Estrategicamente, a cidade também era privilegiada, apresentando condições naturais que facilitavam sua defesa.
Assim, não era de se espantar que Constantinopla tenha provavelmente se aproximado de um milhão de habitantes (no mesmo momento em que Roma ou Paris não passavam de 20 000) e tenha sido por séculos um dos maiores centros urbanos do mundo. [...]
FRANCO JÚNIOR, Hilário; ANDRADE FILHO, Ruy de Oliveira. O Império Bizantino. São Paulo: Brasiliense, 1985. p. 9-10.
Após leitura do fragmento de texto e seus conhecimentos, marque (V) para as afirmativas verdadeiras e (F) para as falsas.
a) ( ) A localização geográfica de Constantinopla contribuiu para o comércio ser a sua principal atividade econômica.
b) ( ) Os fatores geográficos de Constantinopla contribuíram para o deslocamento e permanência dos povos “bárbaros” na região.
c) ( ) A riqueza da cidade proveniente das relações comerciais entre Ocidente e Oriente chamava a atenção de viajantes europeus.
d) ( ) Constantinopla, no ano de 330 foi escolhida para capital do Império Romano do Oriente, foi edificada sobre as ruínas da colônia grega de Bizâncio.
e) ( ) Visitantes registraram que Constantinopla poderia ser considerada uma das cidades mais ricas do mundo medieval.
Respostas
respondido por:
15
Resposta: V F V V V
Eu acertei no positivo on :D...
Espero ter ajudado
xCuriosax:
podem confiar c:
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás