• Matéria: Matemática
  • Autor: toralaifofa11mt
  • Perguntado 6 anos atrás

As companhias de telefonia celular, antes do nono dígito, tinham um certo número de telefones para ofertar aos cidadãos brasileiros, antes da mudança os celulares tinham 8 dígitos e poderiam começar apenas pelos dígitos 6, 7, 8 ou 9, sendo livre os dígitos posteriores. Com a mudança todos os números de celular passam a ter um dígito 9 na frente, liberando os outros 8 dígitos para ter qualquer combinação. Explique por que essa mudança ocorreu e fazendo uso dos recursos aprendidos mostre se houve aumento ou diminuição de quantidades de números de telefones disponíveis.

Respostas

respondido por: kaykeRyan
8

Resposta:

Explicação passo-a-passo:A Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL) elevou para nove a quantidade de dígitos dos números dos telefones celulares da região de São Paulo, com o objetivo de evitar a escassez de combinações numéricas. De acordo com a ANATEL, a principal razão de se adotar o nono dígito como forma de ampliar as possibilidades numéricas para os números dos celulares é preservar a padronização da forma de discagem utilizada pelos usuários para a realização de chamadas locais e de longa distância. Com a inclusão do nono dígito, que corresponde ao algarismo 9 no início do número, ficam liberadas, para os números de celulares, as combinações com os oito algarismos dos números que só eram usados para telefones fixos e que começavam com 2, 3, 4 e 5, além do 1. O zero após o 9 não será usado, a fim de não haver confusão com as chamadas a cobrar, que são ativadas mediante o número 90.

Com base nas informações acima, julgue o próximo item.

A partir da medida anunciada, a quantidade de possíveis linhas de telefone celular na referida região será superior ao dobro da quantidade máxima que era possível antes da adoção dessa medida.

Perguntas similares