Respostas
Resposta:
O período Ordoviciano é o tempo decorrido entre 488 e 443 milhões de anos. A sua denominação vem do nome de uma antiga tribo celta do oeste do País de Gales, Ordovices.
O período inicia-se com uma regressão que, por alguns milhões de anos, determinou a queda no nível do mar. Mas logo a seguir, registra-se uma “irradiação explosiva” da fauna paleozoica pré-existente atribuída à elevação do nível do mar inundando as terras emersas e formando enormes áreas rasas nos mares continentais. Com isso, o número de famílias triplicaram em poucos milhões de anos e o número de espécies quadruplicou.
No Ordoviciano se diversificaram os organismos filtradores, como os briozoários, os braquiópodes, os bivalves e os equinodermos. Também apareceram os organismos móveis herbívoros e carnívoros, como os gastrópodes. Os primeiros corais (rugosos e tabulados) surgiram no registro. Os trilobitas ocuparam papéis de carnívoros e detritívoros, e alguns se adaptaram a uma vida pelágica. Outros grupos como os nautilóides, desempenharam papéis de predadores pelágicos, enquanto que outros adotaram o hábito planctônico (ou nectônico), como os graptólitos e os conodontes. Como consequência dessa diversidade, as comunidades ordovicianas foram mais complexas que as do Cambriano e a quantidade de nichos ecológicos ocupados foi maior
Explicação:uma resposta melhor ;-;
Resposta:
No Ordoviciano se diversificaram os organismos filtradores, como os briozoários, os braquiópodes, os bivalves e os equinodermos. Também apareceram os organismos móveis herbívoros e carnívoros, como os gastrópodes. Os primeiros corais (rugosos e tabulados) surgiram no registro.