Ao andar pelas ruas, ninguém mais confia em ninguém, todos ao se aproximar de qualquer pessoa já ficam preocupadíssimos, sempre achando que irão ser assaltados ou coisa pior.Cada dia que passa a violência aumenta rapidamente. A desordem exige uma reflexão acerca dos limites e possibilidades de ruptura com os pressupostos da modernidade. O tema dos direitos humanos é de crescente relevância na caracterização da mentalidade jurídica do século XXI. TEXTO “A proteção e a promoção dos direitos humanos continuaram a se situar entre as principais carências a ser enfrentadas pela sociedade civil. [...] A enumeração das principais áreas de intervenção das organizações da sociedade civil soa como demandas de séculos passados: a ausência do estado de direito e a inacessibilidade do sistema judiciário para as não-elites; o racismo estrutural e a discriminação racial e a impunidade dos agentes do Estado envolvidos em graves violações aos direitos humanos. Como vimos, a nova democracia continuou a ser afetada por um ‘autoritarismo socialmente implantado’, uma combinação de elementos presentes na cultura política do Brasil, valores e ideologia, em parte engendrados pela ditadura militar, expressos na vida cotidiana. Muitos desses elementos estão configurados em instituições cujas raízes datam da década de 30.” Fonte: PINHEIRO, P. S. Transição Política e Não-Estado de Direito na República. In: WILHEIM, J. e PINHEIRO, P. S. (org.). Brasil – um século de transformações.São Paulo: Companhia das Letras, 2003, p. 296-297. Em relação à violência, analise o texto anterior e selecione a opção que corresponde à ideia desenvolvida pelo autor: Com a democratização, as não-elites brasileiras finalmente tiveram pleno acesso ao sistema judiciário e aos direitos próprios do Estado de Direito. Historicamente, o desrespeito aos direitos humanos afeta de modo igual a brancos e negros, ricos e pobres. Muito mais do que os traços culturais, é o desenvolvimento econômico que acarreta o desrespeito aos direitos humanos no Brasil. A violência no Brasil se expressa na vida cotidiana e, para ser superada, depende de ações da sociedade civil. A democracia brasileira é fortemente responsável pelo surgimento de uma cultura da violência no Brasil.
Respostas
Resposta:letra A
Explicação: A violência no Brasil de expressa na visava cotidiana e, para ser superada, depende de ações da sociedade civil.
A violência no Brasil faz parte de um sistema estrutural de preconceito, segregação e disparidade entre as classes sociais. O que marca a alternativa A como correta.
A violência no Brasil se associa a elementos como a desigualdade e a falta de oportunidade, ela acaba prejudicando a educação de qualidade, a saúde básica, transportes e até mesmo lazer, os indivíduos em formação possuem pré-disposição a entrar no serviço informal e até mesmo no tráfico de drogas, ou praticar crimes hediondos.
Por fim, no Brasil, a definição de justiça está inteiramente ligada a coercitividade, ou seja, ela coage o indivíduo, porém, o pune mas com a intenção de disciplina-lo.
Mais sobre este tema:
brainly.com.br/tarefa/19791252