• Matéria: História
  • Autor: erikaribeiroboiko
  • Perguntado 6 anos atrás

Por que a criação do Estado de Israel pela ONU em 1948 levou a uma guerra entre palestinos (árabes) e israelenses? E qual relação com a guerra fria?

Respostas

respondido por: N0TKing
7

Resposta:

A criação de Israel se baseou numa resolução aprovada um ano antes na Organização das Nações Unidas (ONU) e que previa a divisão do então território da Palestina em dois estados: um árabe e um judeu. ... Cerca de 750 mil árabes que viviam na região foram obrigados a fugir por causa do conflito.

Explicação:

Stálin apoiou a criação de Israel, mas boa relação entre governos não durou.

 Em 1947, a situação no Oriente Médio era muito tensa, com confrontos violentos a cada semana. O Reino Unido, que administrava a Palestina desde 1920, queria terminar o mandato e liberar a ex-colônia, mas temia que a independência levaria a um novo banho de sangue.

As tensões entre árabes palestinos (1,2 milhões de pessoas, ou 65% da população da região) e judeus (608 mil pessoas, ou 35% da população) estavam aumentando. Os árabes não queriam um Estado judeu na Palestina, enquanto os judeus, que tinham acabado de sofrer os horrores do Holocausto, estavam prontos para lutar pela sua pátria.

Perguntas similares