Por que a criação do Estado de Israel pela ONU em 1948 levou a uma guerra entre palestinos (árabes) e israelenses? E qual relação com a guerra fria?
Respostas
Resposta:
A criação de Israel se baseou numa resolução aprovada um ano antes na Organização das Nações Unidas (ONU) e que previa a divisão do então território da Palestina em dois estados: um árabe e um judeu. ... Cerca de 750 mil árabes que viviam na região foram obrigados a fugir por causa do conflito.
Explicação:
Stálin apoiou a criação de Israel, mas boa relação entre governos não durou.
Em 1947, a situação no Oriente Médio era muito tensa, com confrontos violentos a cada semana. O Reino Unido, que administrava a Palestina desde 1920, queria terminar o mandato e liberar a ex-colônia, mas temia que a independência levaria a um novo banho de sangue.
As tensões entre árabes palestinos (1,2 milhões de pessoas, ou 65% da população da região) e judeus (608 mil pessoas, ou 35% da população) estavam aumentando. Os árabes não queriam um Estado judeu na Palestina, enquanto os judeus, que tinham acabado de sofrer os horrores do Holocausto, estavam prontos para lutar pela sua pátria.