Respostas
Fidel Castrou fortaleceu os laços com a União Soviética, vendendo açúcar para os soviéticos e recebendo combustível, tecnologias, planos e dinheiro para subsidiar o desenvolvimento cubano.
Porém, essa relação praticamente não existe mais, e hoje em dia o PIB PER CAPITA, segundo dados do Google, é de mais de 8 mil dólares ao ano, um valor próximo ao do Brasil.
O bloqueio econômico que foi sancionado a Cuba foi apenas para relações comerciais com os EUA, o resto do mundo ainda pode negociar com Cuba, então não é tão justo justificar a falta de recursos em Cuba unicamente ao bloqueio econômico dos EUA.
Venha estudar mais em:
https://brainly.com.br/tarefa/4635949
A partir do fortalecimento dos laços coma URSS, (União Soviética) vendendo açúcar para os soviéticos, além de receber apoio no desenvolvimento de tecnologias, combustível, organização da estrutura econômica, além de subsidiar o desenvolvimento de Cuba.
Sobre o processo de independência Cubana
As lutas emancipacionistas nos dois países receberam ajuda militar e financeira de países do Ocidente europeu.
Partindo deste ponto, é possível observar que, este período de lutas, promoveu a liberação do Haiti assim como Cuba se libertou da Espanha.
Além disso, a configuração dessas lutas gerou independências, porém, inicialmente, se tratando de Cuba e a América do Sul, diversos países empobreceram, principalmente devido ao desaparecimento do monopólio do comércio e protecionismo.
Mais sobre o período da Guerra Fria:
https://brainly.com.br/tarefa/411456