Estudo dirigido sobre mecanismo de patogenicidade
1. Compare patogenicidade e virulência.
2. Explique quais as portas de entrada e saída de um patógeno.
3. Explique a diferença entre Exotoxinas e Endotoxinas.
4. Quais os fatores chaves para um patógeno conseguir causar uma doença no hospedeiro?
5. Como as cápsulas e os componentes da parede celular estão relacionados à patogenicidade? Dê exemplo de uma espécie de bactéria.
Respostas
Resposta:
Olá!
1) patogenicidade é a capacidade do micro-organismos em causar doença em um hospedeiro. Quanto maior a capacidade de um micro-organismo em causar casos graves, mais virulento ele é. Portanto... ... virulência é a capacidade de um micro-organismo ser mais agressivo e causar maior número de casos graves e óbitos.
2)As portas de entrada para os patógenos são as membranas mucosas, a pele e a deposição direta sob a pele ou as membranas (via parenteral). Muitas bactérias e vírus têm acesso ao corpo penetrando nas membranas mucosas que revestem os tratos respiratório, gastrintestinal, geniturinário e a conjuntiva ocular.
3)As endotoxinas são intracelulares, enquanto as exotoxinas conseguem atuar à distância. As endotoxina não são tão potentes e específicas quanto a maioria das exotoxinas. Endotoxina: toxina gerada no interior de células de microrganismos, mas incapaz de secretar para o meio externo.
4)Para causar uma doença, a maioria dos patógenos deve obter acesso ao hospedeiro, aderir aos tecidos do mesmo, penetrar ou evadir suas defesas e lesar seus tecidos. Contudo, alguns microrganismos não causam doença por lesar diretamente os tecidos do hospedeiro.
5)
Como característica específica da célula bacteriana, ao se comparar com a célula humana, observa-se a parede celular que, em conjunto com a membrana citoplasmática, forma o envelope celular das bactérias.
Entre os tipos fundamentais, podemos citar: Bacilos: Bactérias com formato de um pequeno bastão. Cocos: Bactérias de formato esférico. Espirilos: Bactérias em forma de sacarrolha.