Respostas
Resposta:
Antes de começar seus experimentos com vegetais, Joseph Priestley, que residia ao lado de uma cervejaria, observou que durante o processo de fabricação da cerveja era produzido um gás, que chamaram de “ar fixo”. Priestley começou a fazer experiências com esse gás e concluiu que ele era mais denso e era absorvido facilmente pela água, deixando-a ácida. Nos dias atuais, esse gás é chamado de dióxido de carbono e é utilizado na fabricação de bebidas gaseificadas, como refrigerantes, cervejas etc.
Em uma de suas experiências, Priestley colocou esse ar em uma redoma de vidro e logo após colocou uma vela em chamas. Resultado: a vela se apagou imediatamente. Em outras experiências, Priestley colocou animais dentro dessa redoma cheia de dióxido de carbono e observou que eles não conseguiam sobreviver por muito tempo. Como naquela época ainda não se conheciam os mecanismos da respiração, Priestley não conseguiu explicar o que estava acontecendo com todos aqueles animais. Depois de inúmeros experimentos, Priestley teveêxito e finalmente conseguiu descobrir que os vegetais tinham a capacidade de renovar o ar.
Explicação:
Ingenhousz concluiu que as plantas convertiam dióxido de carbono em oxigênio e que os animais faziam o contrário. Por isso, é considerado por muitos o descobridor da fotossíntese, embora ele mesmo não tivesse ideia do que acontecia no interior das plantas.
Resposta:
O primeiro cientista a fazer observações importantes sobre a fotossíntese foi o químico inglês Joseph Priestley em 1771. Durante um experimento, ele percebeu que uma vela dentro de um recipiente fechado se apagava já que não havia combustão.