em qual a sua opinião Quais são os aspectos que diferenciam as duas paisagens faça um pequeno comentário com base nas atividades dos dias do dias das pessoas que habitam esse lugares regiões metropolitanas preciso de ajudaaa
Respostas
Explicação:
Oi flor. Queria te ajudar mas você poderia colocar as fotos?Por favor.
Um beijo e que DEUS TE ABENÇOE E TE PROTEJA E PROTEJA A SUA FAMÍLIA!!!
Resposta:
A região Sul do Brasil tem como uma de suas características a forte presença europeia em seu processo de colonização e povoamento. Assim, possui traços europeus marcantes na arquitetura, na culinária, na população e até no clima, pois é a única do país cujos estados estão abaixo do Trópico de Capricórnio.
Devido ao clima, essa região atraiu muitos europeus durante os séculos XIX e XX, o que possibilitou um processo de colonização diferente de outras regiões brasileiras.
Leia também: Regiões do Brasil – agrupamentos de estados com características semelhantes
Estados da região Sul
Sendo a menor região em extensão territorial, o Sul do país abriga três estados que possuem economias bem diversificadas. São estados da região Sul e suas respectivas capitais:
Estados
Capitais
Gentílicos
Paraná
Curitiba
Paranaense
Rio Grande do Sul
Porto Alegre
Gaúcho ou sul-rio-grandense
Santa Catarina
Florianópolis
Catarinense ou barriga-verde
Dados gerais da região Sul
Veja agora alguns dados estatísticos dessa região, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Esses dados são de 2019.
Área territorial: área ocupada pela região Sul é de, aproximadamente, 564 mil km², o que resulta em 7% do território brasileiro.
População: 29.975.984 habitantes.
Rendimento domiciliar per capita (em reais): 1744,33.
Densidade demográfica: 53,19 habitantes por km².
Índice de Desenvolvimento Humano: 0,756.
Matrículas no ensino fundamental: 3.577.947 de estudantes.
Produto Interno Bruto (em reais)|1|: aproximadamente 1,12 trilhão de reais.
Taxa de mortalidade infantil|2|: 15,1.
Mapa da região Sul.
Breve histórico da região Sul
No início da colonização, a região Sul, por ser distante da capital do Brasil na época – Salvador –, não despertou interesse da coroa portuguesa. Depois, no século XVI, a ocupação iniciou-se no atual estado de Santa Catarina, destacando-se a vila São Francisco do Sul. No fim do século, em 1693, a capital paranaense, Curitiba, foi fundada.
Inicialmente, toda a região era ocupada por nativos, tendo sido os jesuítas os primeiros estrangeiros a chegar à localidade, incentivando a criação de gado e dando origem às missões com o objetivo de povoar o território e catequizar a população nativa.
No século XIX, durante o Brasil Império, foi estimulada a imigração estrangeira para garantir o desenvolvimento econômico de várias áreas do país. Na região Sul, os estrangeiros que chegavam, em sua maioria europeus, dedicavam-se à policultura, às pequenas propriedades e à criação de animais.
Os alemães foram os pioneiros, na década de 1820, colonizando áreas dos três estados sulistas. Os italianos chegaram depois e focaram sua moradia no Rio Grande do Sul, na região serrana, em cidades como Caxias do Sul e Bento Gonçalves.
No fim do século XIX, outras nacionalidades de europeus desembarcaram no sul do Brasil, dando início a uma intensa miscigenação europeia em solo brasileiro e transformando a região em um grande mosaico cultural de hábitos, costumes e alimentação da Europa.
Veja também: Cultura brasileira – riqueza e diversidade explicadas pela miscigenação
Clima da região Sul
O clima na região Sul, devido à sua localização sob o Trópico de Capricórnio, é o subtropical. Esse clima está presente em toda a região, exceto no extremo norte do Paraná, onde ocorre o clima tropical de altitude.
O clima subtropical apresenta as quatro estações do ano bem definidas, com verões quentes, invernos rigorosos e chuvas bem distribuídas ao longo do ano. Devido à boa definição das estações do ano, a região Sul é a que apresenta a maior amplitude térmica dentre as regiões brasileiras, pois há grande variação de temperatura ao longo do ano.
Sul. O destaque fica por conta do rio Jacuí, que é aproveitado para alimentar usinas localizadas no seu alto curso e é navegável no seu final, constituindo uma importante hidrovia do estado gaúcho. A região Atlântico Sudeste está em uma pequena área do nordeste do Paraná, tendo o rio Ribeira de Iguape como destaque.
Vegetação da região Sul
A paisagem que predomina na região Sul é a Mata das Araucárias, mas há a presença de Campos e Florestas Tropicais, com vestígios da Mata Atlântica.
Outro fator de destaque dessa região é a taxa de natalidade, que vem caindo consideravelmente nos últimos anos. Para explicitar, podemos comparar o número de matrículas no ensino fundamental, de acordo com dados do IBGE. No estado do Paraná, por exemplo, em 2009, havia pouco mais de 1,6 milhão de estudantes no ensino fundamental. Hoje esse número é de 1,4 milhão, mostrando a diminuição da população em idade escolar que está devidamente matriculada.