Olá aluno, bem-vindo ao desafio colaborativo ! Adquirir energia para as atividades vitais está relacionado a realização da respiração celular, que basicamente é um fenômeno que realiza um conjunto de processos que convertem as ligações químicas das moléculas ricas em energia que será usada nas ações vitais, ou seja, consiste no procedimento de extração de energia química aglomerada nas moléculas de substâncias orgânicas como por exemplo: carboidratos e lipídios. Para entender este assunto estudamos muitos temas na bioquímica humana. Temos que entender todo o funcionamento da célula e sua estrutura, além de suas atividades vitais. Com base no descrito no texto acima, responda qual relação existe entre as atividades vitais das células e as doenças DESCRITAS ABAIXO E OS ASSUNTOS DE BIOQUÍMICA. Doença mitocondriais. Doença arterial coronariana (DAC) Pelagra Galactosemia Além de responder aos questionamentos citados acima, interaja nas respostas dos
Respostas
A célula é uma estrutura composta de três elementos básicos: membrana plasmática, citoplasma e material genético (DNA). Elas têm a capacidade de realizar as três funções vitais: nutrição, relacionamento e reprodução.
A relação existe entre as atividades vitais das células e as seguintes doenças é:
- Doença mitocondriais:
Dentro de nossas células, os nutrientes dos quais a energia pode ser extraída, principalmente açúcares ou ácidos graxos, são fragmentados em moléculas menores.
Quando ocorre uma falha na fosforilação oxidativa é bloqueada a transferência de energia armazenada destes para os recipientes de ATP.
A célula então aumenta muito a relação NADH / NAD, que ela interpreta como um sinal para parar a queima de combustível, mas ao mesmo tempo, a relação ATP / ADP diminui muito, o que ela interpreta como um sinal para aumentar a queima de combustível.
Assim as células geram dois sinais contraditórios que acabam colapsando o organismo. O cérebro luta para funcionar, os músculos não respondem, os rins e o fígado apresentam disfunções, o coração hipertrofia e falha.
- Doença arterial coronariana (DAC)
A doença arterial coronariana é caracterizada pelo acúmulo de depósitos de gordura nas células que revestem a parede de uma artéria coronária, obstruindo assim o fluxo de sangue.
Depósitos de gordura (chamados de ateromas ou placas) gradualmente se formam e se desenvolvem irregularmente nos grandes troncos das duas artérias coronárias principais, que circundam o coração e fornecem sangue. Este processo gradual é conhecido como aterosclerose.
- Pelagra:
É uma doença nutricional causada pela deficiência de niacina (vitamina B3) e triptofano. A niacina é muito importante para o metabolismo celular, porque conforma coenzimas muito importantes para diversos processo como:
- Respiração celular.
- Formação de hormônios.
- Metabolismo de carboidratos, aminoácidos e lipídios.
- Produção de energia para a célula.
Assim quando há pelagra a célula não funciona corretamente, afetando aos tecidos de alta demanda energética, como o cérebro e os tecidos que necessitam de uma alta divisão celular, como a pele.