• Matéria: Filosofia
  • Autor: Kauanaluisag
  • Perguntado 6 anos atrás

(Faap) A doutrina de Platão influenciou os primeiros filósofos medievais, Santo Agostinho, bispo de Hipona (354 a 430) e Boécio (480 a 524), autores de "Confissões" e "Consolação da Filosofia", respectivamente. Mas a Filosofia que predominou na Idade Média foi a: * 1 ponto a) Sofística b) Epicurista c) Escolástica d) Existencialista e) Fenomenológica 2 - (Uncisal 2011) Uma das preocupações de certa escola filosófica consistiu em provar que as ideias platônicas ou os gêneros e espécies aristotélicos são substâncias reais, criadas pelo intelecto e vontade de Deus, existindo na mente divina. Reflexões dessa natureza foram realizadas majoritariamente no período da história da filosofia: * 1 ponto a) Pré-socrático. b) Antigo. c) Medieval. d) Moderno. e) Contemporâneo.

Respostas

respondido por: BrainlyOtavio1
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Resposta:

1-C

2-C

Explicação:

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1)A escolástica perdurou do início do Séc. X até o final do séc. XIV. Antes existia a patrística, porém era um conhecimento muito fragmentado e demorou para se unificar.

2)Lembre-se que a filosofia medieval busca uma junção entre a fé e razão, e vai buscar inspirações na filosofia grega.

Anexos:
respondido por: AnthonioJorge
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1) A filosofia que predominou durante a Idade Média foi a chamada Escolástica. Logo, a alternativa C é a correta.

2) É no período medieval que se estuda com seriedade a vontade de Deus. Logo, a alternativa C é a correta.

A Escolástica teve em São Tomás de Aquino seu principal nome e foi uma tentativa de harmonizar a razão com a fé.  

São três os problemas centrais da Escolástica:

  • DA CRIAÇÃO: Uma nova questão se coloca: como o mundo criado se conserva? O mundo é uma criação continuada, em que Deus tem de sempre manter? Nos primeiros séculos a Escolástica pensa assim, ou seja, o fundamento ontológico do mundo se encontra em Deus, não só em sua origem, mas de modo atual. No nominalismo dos séculos XIV e XV essa convicção vacila: o mundo é visto com capacidade de existir por si só. A cooperação de Deus, após a criação, é não aniquilá-lo e deixa-lo ser. Assim, o mundo vai ganhando uma relativa suficiência e autonomia como criatura.
  • DOS UNIVERSAIS: Uma questão importantíssima durante toda a Id. Média. Os universais são os gêneros e as espécies e se opõem aos indivíduos; a questão é saber qual tipo de realidade corresponde a esses universais. Os universais são ou não são coisas? E em que sentido? A resposta depende de como entendemos o ser das coisas e de como entendemos como o conhecimento se dá. A Id. Média vai de uma posição realista para uma nominalista.
  • DA RAZÃO: Em São Tomás há uma adequação entre Deus e o homem: Deus é logos e o homem também vem definido pelo logos. É possível, portanto, um conhecimento da essência divina. A teologia é de fé na medida em que é construída sobre dados sobrenaturais, revelados, mas o homem trabalha com eles com sua razão, para interpretá-los e alcançar um saber teológico. Com Duns Escoto e Okcham, contudo, a coisa muda de figura: a teologia é sobrenatural e a razão tem pouco a fazer nela. A razão passa a ser um assunto exclusivamente humano.

Historicamente, é possível estabelecer quatro fases da Escolástica:

1) Preparatória (séc. VI ao IX): marcada por períodos de grande obscuridade cultural e decadência moral, entremeados por momentos de renascimento e antecipações, como com a restauração do Império Carolíngeo por Carlos Magno. A figura mais importante desse período é John Scotus Erígena.

2) Segunda Fase (IX ao XII): época da reforma monástica, da renovação política da Igreja e das Cruzadas. Santo Anselmo, a Escola de Chartres, de São Vítor e Abelardo são os principais nomes, conhecidos como “primeira escolástica”.

3) Auge (séc. XIII): São Tomás de Aquino, São Boaventura e Duns Escoto

4) Divórcio entre razão e fé (séc. XIV), com Guilherme de Ockham

Para saber mais: brainly.com.br/tarefa/1790874

Anexos:
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