• Matéria: Matemática
  • Autor: Bsookboba
  • Perguntado 6 anos atrás

em que consiste a atualidade da obra o triste fim de policarpo Quaresma?​

Respostas

respondido por: luliblumenaupeajn4
0

Explicação passo-a-passo:

Essa obra/romance descreve, traça, a questão do nacionalismo, patriotismo do personagem principal que é Policarpo Quaresma, um patriota ativo, fervoroso, exaltado pelo amor ao seu país (Brasil).

Ao mesmo tempo em que o romance retrata e apresenta ao leitor, o sonho de um Brasil ideal, apresenta uma sátira sem compaixão, mas bem humorada do Brasil oficial e sua sociedade burguesa, que se preocupava apenas com seus interesses, da era do então Presidente da República do Brasil; o Marechal Floriano Peixoto.

Em “Triste fim de Policarpo Quaresma”, verificamos e entendemos as razões do sonho de Quaresma, como já dissemos, um patriota exaltado que enxerga o país como um lugar esplêndido, maravilhoso, cheio de farturas (em suas terras, na sua natureza) e facilidades.

Na visão de Quaresma, essa visão maravilhosa sobre o Brasil, o orienta no desígnio de uma possível reforma nacional (cultural, política e econômica), assim sendo, uma reforma na língua portuguesa (substituindo-a pela língua indígena tupi), na agricultura (o Brasil deveria ser um país agrícola, por possuir terras fartas) e política (tornando o Brasil um país forte, com um governo poderoso e enérgico), entre outros ideais.

Todas essas reformas, propostas no ideal de Quaresma, despertariam a pátria (Brasil), de maneira inicial, ignorante, para se tornar uma nação forte e pertencente às grandes nações do mundo.

Nesta narrativa de Lima Barreto, por conseguinte, este acaba por desconstruir, de maneira crítica, o ideal romântico do Brasil idealizado por Quaresma, demonstrando ao longo deste romance, uma grande distância entre o Brasil sonhado por Quaresma, e o Brasil real, verdadeiro.

Perguntas similares