Respostas
Resposta:
Huaylarsh
Popularmente, essa dança peruana recebe o nome de Huaylas e pode ser comparada a uma espécie de sapateado, porém com todo aquele toque especial dos Andes. Sua origem é atrelada à região de Huancayo (Junín) que, por sinal, é considerada pelos próprios habitantes como a região mais feliz do Peru. Afinal, por lá a animação é garantida, com um calendário de festas bem recheado durante o ano.
No entanto, se seu roteiro de viagem ao Peru não incluir a pequena cidade a 300 quilômetros de Lima, não se preocupe, pois você poderá assistir a Huaylarsh e muitas outras danças peruanas em outras regiões, como na própria Lima, Cusco e Huancavelica, por exemplo.
A palavra Huaylarsh vem do antigo idioma aymara e quer dizer “campo verde”. Acredita-se que suas celebrações são associadas à cosmovisão andina da cultura Wanka, bem anterior aos Incas. Essa dança é marcada, principalmente, pela força do sapateado e das palmas, sempre acompanhadas de gritos de felicidade, tanto de homens como de mulheres. A celebração pode representar uma série de acontecimentos, como a celebração pela colheita (Huaylla), a “paquera” entre dois jovens (Huayllu), uma briga entre homens ou competição entre homens e mulheres (Waylas).
Os trajes também são bem característicos, repletos de cores, bordados e detalhes. Quem quer conhecer pode procurar por apresentações em Lima, que costumam ocorrer o ano inteiro em centros culturais, praças e casas de show. Mas, para vivenciar a verdadeira Huaylarsh, vale consultar sua agência de viagens e planejar um pulo pelo Valle del Mantaro (Junín). A diversão é garantida!
Explicação: