''as horas da noite são curta, as do dia tarda tanto a passar.'' *Examine a concordância de cada verbo com seu respectivo sujeito. explique se, em cada um deles, o princípio básico de concordância foi seguido
Respostas
Resposta:
As horas da noite são curtas (plural para concordar com horas)
As horas do dia tardam a passar (o verbo tardar deve também concordar com as horas). No exemplo dado não há concordancia nem na primeira nem na segunda frase.
Explicação:
Observando toda a estrutura, podemos afirmar que não foram seguidas as regras de concordância verbal e nominal na elaboração das frases. Ambos os casos estão incorretos seja na concordância nominal de "curta" quanto na verbal de "tarda".
Diferenças entre concordância verbal e nominal
Basicamente, quando fazemos a concordância de uma palavra, adaptamos ela a um contexto preestabelecido na frase, geralmente gênero e número.
Essa distinção vai existir da seguinte forma:
- Quando adaptamos o verbo para concordar com o sujeito trata-se de concordância verbal.
- Quando adaptamos os substantivos, adjetivos, pronomes, artigos, etc para que concordem entre si baseados em gênero e número trata-se de concordância nominal.
Como exemplo de concordância verbal e nominal incorretas simultaneamente temos a frase: "As horas são curta, as do dia tarda tanto a passar" e corrigindo ela, fica assim: "As horas são curtas (conc. nominal), as do dia tardam (conc. verbal) tanto a passar".
Para entender mais sobre Concordância Verbal, veja: https://brainly.com.br/tarefa/3598997
#SPJ2