Leia o poema de Carlos Drummond de Andrade “Morro da Babilônia” e a letra da música “Desabafo do Juarez da Boca do Mato”, de autoria do compositor Bezerra da Silva. Em seguida, escreva um texto comparando os dois poemas. Seu texto deve totalizar de 10 a 15 linhas, distribuídas em três parágrafos: no primeiro, aponte e comente as semelhanças entre os dois textos, no segundo aponte e comente o que os dois textos têm de diferente e no terceiro parágrafo aponte e comente o que cada um deles tem de original.
Respostas
Segue abaixo o texto comparando o "Morro da Babilônia" de Carlos Drummond de Andrade com a música "Desabafo do Juarez da Boca do Mato":
É interessante ver como os autores em um formato diferente (poema e música), possuem semelhança no tema. Pois, descreveram o espaço e o sentimento de quem mora nas periferias, morros, favelas. Os dois textos mostram o olhar preconceituoso de pessoas com o morro.
No poema de Drummond, conseguimos ver a referência a um morro em específico Morro da Babilônia e a amostra de dois olhares, do olhar preconceituoso e do olhar de contemplação. Na canção vemos o olhar de um morador, de alguém que defende o morro e sua cultura.
É interessante perceber como o poema e canção se unem se formos pensar em resistência. Juntas, essas obras mostram um lindo trabalho literário em defesa da cultura do morro e da publicidade de fatos que muitas vezes são escondidos.