4- (UNIFOR 2015) O sítio eletrônico do Jornal Zero Hora publicou a seguinte notícia:“O goleiro Aranha, do Santos, não deseja se encontrar com Patrícia Moreira, torcedora do Grêmio flagrada chamando-o de macaco durante partida da Copa do Brasil, semana passada. Em entrevista coletiva nesta sexta-feira, Patrícia se desculpou pelas ofensas ao camisa 1 do Peixe. Segundo o advogado dela, Alexandre Rossato, a gremista gostaria de se encontrar com Aranha. No entanto, por meio de nota divulgada pela assessoria de imprensa do Santos, o atleta descartou tal possibilidade (...)”
No Brasil, chamar pessoa da raça negra de “macaco”, em tom ofensivo ou de deboche: *
A) é atitude discriminatória, reveladora de preconceito de raça ou etnia, mas não configura prática de crime.
B) é atitude culturalmente aceita, reveladora da irreverência característica do provo brasileiro, mas configura prática de crime.
C) é atitude culturalmente aceita, apesar de reveladora de preconceito de raça ou etnia, e não configura prática de crime.
D) é atitude culturalmente aceita, reveladora da irreverência característica do povo brasileiro, e não configura prática de crime.
E) é atitude discriminatória, reveladora de preconceito de raça ou etnia, e configura prática de crime
Respostas
respondido por:
2
A alternativa E está correta.
A prática de racismo é crime.
O movimento negro busca melhores condições para sua parcela na sociedade, além de combater o preconceito que existe desde o período colonial.
Por isso, uma série de medidas devem ser tomadas, como cotas não só para os exclusivamente negros mas os indivíduos de baixa renda, que moram em favelas e morros, que na maioria das vezes são filhos de pais ou mães negras e miscigenados, por isso, essa questão é tratada com delicadeza, além do combate as impunidades do estado.
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás